SóProvas


ID
2542474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do uso da tecnologia ATM em redes locais (LAN), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O ATM é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade usada para interligar redes locais, metropolitanas e de longa distância para aplicações de dados, voz, áudio, e vídeo.

     

    Basicamente a tecnologia ATM fornece um meio para enviar informações em modo assíncrono através de uma rede de dados, dividindo essas informações em pacotes de tamanho fixo denominados células (cells). Cada célula carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino.

     

    A tecnologia ATM utiliza o processo de comutação de pacotes, que é adequado para o envio assíncrono de informações com diferentes requisitos de tempo e funcionalidades, aproveitando-se de sua confiabilidade, eficiência no uso de banda e suporte a aplicações que requerem classes de qualidade de serviço diferenciadas.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ATM utiliza comutação de células...

    As células tem tamanho fixo de 53 bytes, dos quais 5 é pra o cabeçalho e 48 pra dados.

  • As alternativas A e B estão incorretas por que o IP, por exemplo, pode utilizar facilmente o ATM, ou seja não é necessária nenhuma mudança estrutural na rede.

    A alternativa D está incorreta, pelo fato que por mais que as vezes ATM utilize VPI e VCI, também podemos utilizar a técnica roteamento na origem.

    Como a colega Cinthia mencionou, temos uma célula fixa de 53 bytes, portanto todas células possuem o mesmo tamanho, então não precisamos calcular o tamanho do pacote, ou da célula. Possuir um pacote (ou célula) de tamanho fixo é muito útil se quisermos montar switches rápidos e altamente escaláveis.

    Portanto, gabarito ALTERNATIVA D

  • Usar ATM em LAN? Que absurdo cobrar isso. Essa tecnologia perdeu pra a Ethernet em LANs tem duas décadas e já quase não é mais usada em backbones, dando o lugar para a MPLS. Se vc for em um museu de tecnologia, é capaz de encontrar um placa ATM lá. E os tribunais cobrando isso em concurso?  Esse país é uma vergonha.

     

    A banca parece que tirou a questão do livro do Forouzan.

     

    A) Errado. Pode-se usar equipamentos conversores para intermediar uma rede local com um switch ATM.

    B) Errado. Pode-se usar equipamentos conversores para intermediar uma rede local com um switch ATM.

    C) Errado. Na verdade, é um desafio. Mas para possibilitar issso, foi desenvolvida a tecnologia LANE.

    D) Certo, segundo o livro::

     

    https://books.google.com.br/books?id=FIaDr9ZtwXgC&pg=PA536&lpg=PA536&dq=Em+uma+LAN+que+use+tecnologia+ATM+as+esta%C3%A7%C3%B5es+conectadas+a+um+switch+ATM&source=bl&ots=2L0y7H1xMX&sig=T79Q-yHZf4nlOuLKB1tgnz02wFE&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiJqKDzzoHcAhVQlpAKHUm9Cl4Q6AEIQjAF#v=onepage&q=Em%20uma%20LAN%20que%20use%20tecnologia%20ATM%20as%20esta%C3%A7%C3%B5es%20conectadas%20a%20um%20switch%20ATM&f=false

  • ATM (abreviação de Asynchronous Transfer Mode) é uma tecnlogia de rede baseada na transferência de pacotes relativamente pequenos chamados de células de tamanho definido. O tamanho pequeno e constante da célula permite a transmissão de áudio, vídeo e dados pela mesma rede.

    Implementações mais recentes de redes ATM suportam uma taxa de transferência de 25 até 622 Mbps, que quando comparado com a máxima taxa de 100 Mbps da Ethernet mostra a eficiência do ATM.

    O ATM cria canais fixos entre 2 pontos para que os dados possam ser transmitidos. Esta filosofia difere da filosofia do TCP/IP no qual as mensagens são divididas em pacotes e cada pacote pode tomar uma rota diferente para alcançar o destino. Esta diferença, oferecida pelo ATM, facilita a monitoração e a cobrança pelo serviço.

    Pagando por um serviço ATM, normalmente pode-se escolher entre 4 tipos de serviço:

    CBR – Constant Bit Rate – especifica uma cota fixa de bits.

    VBR – Variable Bit Rate – provê uma determinada capacidade de transferência de bits porém os dados não são enviados regularmente. É o caso mais popular para voz e vídeo conferência.

    UBR – Unspecified Bit Rate – não garante nenhum tipo de reserva de recursos. É o caso de transferência de arquivos que pode tolerar atrasos.

    ABR – Available Bit Rate – garante uma capacidade mínima mas permite que se utilize mais recursos caso a rede esteja disponível (vazia).

  • Gabarito: Letra D

    ATM - Fornece funcionalidade que é similar a redes de comutação de circuitos e comutação de pacotes: ele usa multiplexação por divisão de tempo assíncrona e codifica os dados em pacotes (IOS/OSI), pequenos e de tamanho definido.

  • Na arquitetura ATM pura, as estações utilizam identificadores de rota virtual (VPI) e de circuito virtual (VCI) em vez de endereços de origem e de destino.

  • ATM: tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade

    interliga redes locais

    aplicações: dados voz,áudio e vídeo

    modo:assíncrono

    comutação de pacote