SóProvas


ID
2543353
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As opções a seguir descrevem corretamente a importância da BR-364 para o desenvolvimento da Amazônia Ocidental, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    A rodovia estimulou processos migratórios associados à exploração mineral e vegetal e à produção agropecuária, com predomínio de um modelo de agricultura familiar de alta produtividade. 

  • Gabarito Letra D
     

    A ocupação ao longo da  BR-364 visava em assentamento de pequenas propriedades, com apoio do INCRA, no entanto, concentração fundiária expulsou os pequenos agricultores das melhores terras (Houve zonas de tensão).

    PIC-Projeto Integrado de Colonização, PAD-Projeto de Assentamento Dirigido e PA- Projeto de Assentamento, projetos oficiais implantados pelo INCRA nas décadas de 70 e 80 do século XX, o que ocasionou o ciclo agropecuãrio em Rondônia e a formação da maioria das cidades do estado de Rondônia.

    Assim, dá para afirmar que predominou a concentração fundiária em detrimento da pequena propriedade.

    bons estudos

  • D) A rodovia estimulou processos migratórios associados à exploração mineral e vegetal e à produção agropecuária, com predomínio de um modelo de agricultura familiar de alta produtividade. (Agricultura familiar não é de alta produtividade e sim de pequena. Ainda mais, naquela época e com poucos recursos. Consecutivamente até hoje)

    As demais estão corretas, pois de acordo com o enunciado, o pedido é uma exceção a importância da BR-364.

  • D) EXPLORAÇÃO VEGETAL NÃO É O FORTE DE RONDÔNIA

  • Só não entendi o que Brasília faz na letra A. 

  • Adriano Garcia, A Br-364 liga Brasília ao acre de fato... Quando fiz essa prova da SEPOG eu errei esta questão, pois quando eu estava estudando os materiais sempre falavam que liga o Centro-Sul com a região norte e dão mais enfase ao trecho de Mato Gosso a Rondônia pelo fato de ser H&G de RONDÔNIA, mas pesquisando constatei que esta certo de fato.

    Brasília, 02 de fevereiro de 1960.

    Paulo Nunes Leal, Governador de Rondônia em 1960: Sr. Presidente!
    JK: Diga Paulo!
    PL: O Sr. já ligou Brasília ao Centro-Sul, ao Nordeste e a Belém. Por que o Sr. não faz o outro braço da cruz, ligando Brasília ao Acre?
    JK: Uai, Paulo! E pode?
    PL: Pode, Sr. Presidente! Mas é negócio pra homem!
    JK: Então vai ser! 

    A construção da BR-29 (BR-364), tanto quanto da EFMM, é um feito épico. E de efeitos muito mais visíveis e duradouros para a vida dos povos do antigo Guaporé. Entre as muitas resoluções que mudaram o Brasil para melhor, o presidente Juscelino Kubistchek decidiu em 02/fev/1960, em meio à uma reunião com os governadores dos estados do norte, construir a BR-29 ligando Cuiabá (MT) a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), abrindo o oeste brasileiro. Foi uma decisão corajosa, que quebrou o isolamento desta região, integrando-a de fato ao resto do país.
    As informações aqui reproduzidas foram, em sua maioria, obtidas em O Outro Braço da Cruz, de Paulo Nunes Leal, Governador de Rondônia à época da construção, e o principal responsável pela decisão do Presidente.

  • O erro da D não está em exploração mineral e vegetal, está na agricultura familiar de alta produtividade, cuidado com os comentarios embasados em achismo. 

  • a agricultura familiar de Rondônia não era de alta produtividade, mas sim de baixa produtividade, pois tinha regiões em que os colonos plantavam e a terra era improdutiva causando um grande impacto em suas vidas.

  • Gabarito D. O erro da questão está no fato de que o modelo de agricultura não foi familiar de alta produtividade. Predominou-se e predomina na região o grande latifúndio de exploração.

  • Uma dica, quando se tratar de BR-364 e migração, pode considerar errada. O que possibilitou a migração para Rondônia foram os projetos de integração e não a construção da BR, esta serviu para interligar a regiao amazonica ao restante do país e proporcionou a instalação de cidades.

  • FGV escrevendo elo de ligação?????? essa foi o estagiário que elaborou..kkkkk