-
O sistema 4G são projetados para usar o protocolo IP. Utiliza comutação de pacotes, e uma transmissão de voz é uma apliação específica. Em suma, como usam comutação por pacotes, é simples para os telefones celulares em sistemas 4G se comunicarem com um site na internet.
-
GAB--B
-
Comutação de pacotes
A comutação de pacotes é a técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes. Ela não exige o prévio estabelecimento de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados. Os pacotes podem ser transmitidos por diferentes caminhos e chegar fora da ordem em que foram transmitidos. Por esse motivo, a comutação de pacotes é mais tolerante a falhas em relação a comutação de circuitos, pois os pacotes podem percorrer caminhos alternativos até o destino de forma a contornar os equipamentos de comutação inativos. A tarifa na comutação de pacotes é feita pelo volume do tráfego de dados, mensalmente.
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp
-
Sinceramente não entendi. A comutação por pacotes esta presente desde o 2G.
Segunda Geração (2G)
....
Então houve um novo padrão para o GSM, que foi o GPRS. O seu benefício foi adicionar a técnica de comutação por pacotes, para atender aos assinantes móveis com altas taxas de bits para transmissão de dados. O GPRS é considerado como uma tecnologia 2,5G onde a rede só envia um pacote de dados quando este for requisitado, ou seja, os canais são alocados aos usuários somente quando ocorrer o envio ou recebimento de pacotes. Também não foi preciso mexer no espectro de frequência, pois apresentou vantagens no uso dos 200KHz existentes de canal de rádio (PIMENTA, 2006).
Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredes5g/pagina_2.asp
-
Gabarito oficial: Anulada
-
Anulada. Tudo viável desde as tecnologias mais antigas.