SóProvas


ID
2543431
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que indica o responsável por converter nomes de domínios em endereços IP.

Alternativas
Comentários
  • DNS - Domain Name System

    Sistema utilizado na Internet com objetivo de realizar mapeamento de nomes aos respectivos endereços de rede - IP

     

    Outras informações:

     

    Não é uma árvore direta

    Gerenciada localmente

     

    Globalmente

     

    Distribuída

     

    Base de dados hierárquica

     

     

     

     

    Qcom - Questão comentada
    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ

     

  • GAB B 

    DNS (SISTEMA DE NOMES DE DOMINIO): É RESPONSÁVEL POR TRADUZIR UM NOME PARA O ENDEREÇO IP.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Bizu aqui do QConcursos: DNS = Dá Nome ao Site

  • Para quem não sabe o que é ISP

     

    Um Fornecedor de Acesso à Internet ou Provedor de Serviço Internet (em inglês Internet Service ProviderISP), é uma organização que oferece, principalmente, serviços de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail""hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.

    fonte: wikipédia

  • Resposta B

    ----------------------------------------

    a) ARP  (Address Resolution Protocol ou, em português, Protocolo de Resolução de Endereço) tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da suíte TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.

    ----------------------------------------

    b) DNS (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.baixaki.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o Baixaki, e não um monte de números e pontos.

    ----------------------------------------
    c) FQDN  (Domínio Completamente Expressado) FQDN é o nome dado a computadores e domínios de redes em redes de computadores que especificam a posição do nó na hierarquia do Domain Name System (DNS). Ele especifica todos os níveis de domínio, incluindo o domínio de nível superior e zona de raiz. Um FQDN é estruturado da seguinte forma: "host.3rd-level-domain.2nd-level-domain.top-level-domain."

    ----------------------------------------
    d) ISP Um Fornecedor de Acesso à Internet ou Provedor de Serviço Internet (em inglês Internet Service Provider, ISP), é uma organização que oferece, principalmente, serviços de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail""hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.

    ----------------------------------------
    e) NETSTAT  Comando Netstat (Network statistic) é uma ferramenta que pode ser utilizada em plataformas Windows, Unix e Linux, esta ferramenta exibe estatísticas de conexões de rede (entrada e saída), tabela de roteamento IP e informações de utilização da interface na rede. Usado sem parâmetros, o comando Netstat exibe todas as conexões TCP e UDP activas.

     

    #TJAL

  • O DNS, Domain Name System, é o protocolo responsável por converter nomes de domínio em endereços IP válidos, para que o navegador consiga encontrar o servidor do domínio na web.

  • DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios): é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    Þ    Examinar e atualizar seu banco de dados.

    Þ    Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP).

    Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, o seu tamanho é ilimitadoe o desempenho não se degrada substancialmente quando se adicionam mais servidores. Por padrão, o DNS usa o protocolo User Datagram Protocol (UDP) na  53 da camada de Aplicação do modelo OSI. O sistema transforma um nome em um endereço IP e um endereço IP em um nome.

    GAB - B

  • O DNS, Domain Name System, é o protocolo responsável por converter nomes de domínios em endereços IP válidos, para que o navegador consiga encontrar o servidor do domínio na web.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Gabarito: B

    DNS: Converter nomes de domínio em endereços IP válidos.

  • LETRA B

    ARP: O protocolo ARP (Address Resolution Protocol ou, em português, Protocolo de Resolução de Endereço) tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da suíte TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.

    DNS: Cada computador conectado à Internet possui, pelo menos, um endereço IP próprio. Contudo, os usuários não querem trabalhar com endereços numéricos do tipo 194.153.205.26, mas com um  nome de domínio ou endereços mais explícitos (chamados endereços FQDN) do tipo [/ CCM.net]. Assim, é possível associar nomes em linguagem corrente aos endereços numéricos graças a um sistema chamado DNS - Domain Name System. Chama-se resolução de nomes de domínios (ou resolução de endereços) a correlação entre os endereços IP e o nome de domínio associado.

    FQDN: O nome absoluto correspondente ao conjunto de etiquetas dos nós de uma árvore, separados por pontos e terminado por um ponto final, é chamado de endereço FQDN (Fully Qualified Domain Name - Nome de Domínio Totalmente Qualificado). A profundidade máxima da arborescência é de 127 níveis e o comprimento máximo de um nome FQDN é de 255 caracteres. O endereço FQDN permite localizar, de maneira única, uma máquina. Assim, br.ccm.net representa um endereço FQDN.

    ISP: OU FAI, que significa Fornecedor de acesso à Internet (ISP - Internet Service Provider), é um serviço (na maioria dos casos, pago) que lhe permite conectar-se à Internet.

    NETSTAT: O Netstat é um instrumento que permite conhecer as conexões TCP  ativas no computador onde o comando foi ativado e assim listar o conjunto das portas TCP e UDP abertas no computador.

    FONTE: Site CCM

  • ARP - a associação entre os endereços físicos das máquinas que compõem a rede e seus endereços IP.

    Fonte: questão cobrada pela FGV

  • GABARITO: A

    É muito fácil confundir ARP com DNS. Precisamos nos atentar às diferenças:

    ARP: mantém a tabela de conversão de endereço lógico (MAC) em físico (IP) - camada de REDE/INTERNET

    DNS: Dá Nome ao Site. Transforma endereço IP em URL (e vice-versa) - camada de APLICAÇÃO, porta 53