SóProvas


ID
2543581
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre o ePing (Padrão de Interoperabilidade de Governo Eletrônico), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sobre o ePing (Padrão de Interoperabilidade de Governo Eletrônico), assinale a alternativa INCORRETA.


      a) Correta
    Para os órgãos do governo federal, Poder Executivo brasileiro, a adoção dos padrões e políticas contidos na ePING é obrigatória


      b) Errado
    A ePING define que serão adotados, preferencialmente, padrões abertos nas especificações técnicas. 
    Padrões proprietários são aceitos nas seguintes condições:
    •    de forma transitória, em soluções de TIC do legado. O escopo da ePING não atinge o legado, mas no caso de manutenção/atualização de qualquer solução de TI, o órgão deve se preocupar em seguir os padrões da ePING e substituir os padrões proprietários dessa solução pelos definidos nesse documento de referência.;
    •    quando da inexistência de padrão aberto, na qual poderão ser adotados padrões proprietários até que um padrão aberto esteja disponível.
    •    Sem prejuízo dessas metas, serão respeitadas as situações em que haja necessidade de consideração de requisitos de segurança e integridade de informações.


      c) Certo
    A arquitetura ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.
    As áreas cobertas pela ePING estão segmentadas em:
    •    Interconexão;
    •    Segurança;
    •    Meios de Acesso;
    •    Organização e Intercâmbio de Informações;
    •    Áreas de Integração para Governo Eletrônico.


      d) Certo
    A aplicação da ePING visa contribuir para que as interações do governo com a sociedade sejam realizadas de forma simples e direta, sem prejuízo da legislação vigente.


      e) certo
    Escalabilidade
    As especificações selecionadas deverão ter a capacidade de atender alterações de demanda no sistema, tais como, mudanças em volumes de dados, quantidade de transações ou quantidade de usuários. Os padrões estabelecidos não poderão ser fator restritivo, devendo ser capazes de fundamentar o desenvolvimento de serviços que atendam desde necessidades mais localizadas, envolvendo pequenos volumes de transações e de usuários, até demandas de abrangência nacional, com tratamento de grande quantidade de informações e envolvimento de um elevado contingente de usuários.