SóProvas


ID
2543848
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


                                           Longe é um lugar que existe?


      Voamos algum tempo em silêncio, até que finalmente ele disse: "Não entendo muito bem o que você falou, mas o que menos entendo é o fato de estar indo a uma festa."

      — Claro que estou indo à festa. — respondi. — O que há de tão difícil de se compreender nisso?

      Enfim, sem nunca atingir o fim, imaginando-se uma Gaivota sobrevoando o mar, viajar é sentir-se ainda mais pássaro livre tocado pelas lufadas de vento, contraponto, de uma ave mirrada de asas partidas numa gaiola lacrada, sobrevivendo apenas de alpiste da melhor qualidade e água filtrada. Ou ainda, pássaros presos na ambivalência existencial... fadado ao fracasso ou ao sucesso... ao ser livre ou viver presos em suas próprias armadilhas...

      Fica sob sua escolha e risco, a liberdade para voar os ventos ascendentes; que pássaro quer ser; que lugares quer sobrevoar; que viagem ao inusitado mais lhe compraz. Por mais e mais, qual a serventia dessas asas enormes, herança genética de seus pais e que lhe confere enorme envergadura? Diga para quê serve? Ao primeiro sinal de perigo, debique e pouse na cerca mais próxima. Ora, não venha com desculpas esfarrapadas e vamos dona Gaivota, espante a preguiça, bata as asas e saia do ninho! Não tenha medo de voar. Pois, como é de conhecimento dos "Mestres dos ares e da Terra", longe é um lugar que não existe para quem voa rente ao céu e viaja léguas e mais léguas de distância com a mochila nas costas, olhar no horizonte e os pés socados em terra firme.

      Longe é a porta de entrada do lugar que não existe? Não deve ser, não; pois as Gaivotas sacodem a poeira das asas, limpam os resquícios de alimentos dos bicos e batem o toc-toc lá.

Fonte:<http://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/6031227> . Acesso em: 21 Jun, 2017 

A respeito do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Cuidado com o comando da questão, que solicita a INCORRETA.

  • Gabarito: Item C) O autor inicia o texto mencionando a viagem de avião, o que se revela pelo termo “Voamos”, e se limita a essa modalidade de viagem ao longo do texto. (INCORRETO)

    Fundamento: "Pois, como é de conhecimento dos "Mestres dos ares e da Terra", longe é um lugar que não existe para quem voa rente ao céu e viaja léguas e mais léguas de distância com a mochila nas costas, olhar no horizonte e os pés socados em terra firme." (4º parágrafo, linhas 12 e 13)

  • A respeito do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

     

    a) O autor parece, ao longo do texto, trabalhar com níveis diferentes de abstração, partindo de uma situação mais concreta para algo mais abstrato.

    Voamos algum tempo em silêncio, até que finalmente ele disse: "Não entendo muito bem o que você falou, mas o que menos entendo é o fato de estar indo a uma festa."

    Percebe=se que no ínicio são duas pessoas conversando e comentando sobre a ida de uma festa, logo em seguida vêm os outros parágrafos falando sobre a liberdade de ser um pássaro. 

     

    b) O texto explora a sensação de liberdade que a viagem proporciona, comparando-a à liberdade que os pássaros têm ao voar.

    Imaginando-se uma Gaivota sobrevoando o mar, viajar é sentir-se ainda mais pássaro livre tocado pelas lufadas de vento,

     

    c) O autor inicia o texto mencionando a viagem de avião, o que se revela pelo termo “Voamos”, e se limita a essa modalidade de viagem ao longo do texto.GABARITO 

    De fato o autor começa a falar sobre a viagem de avião, pois eles estão indo a festa, o que deixa a assertiva incorreta é dizer que eles continuam falando sobre a viagem de avião coisa que não é verdade, porque logo em seguida começa a falar das viagens que os pássaros fazem, Com isso a assertiva se torna incorreta. 

     

     

    d) De acordo com o texto, as pessoas devem buscar explorar novos terrenos, sair de sua zona de conforto, o que é feito por meio da viagem.

    Fica sob sua escolha e risco, a liberdade para voar os ventos ascendentes; que pássaro quer ser; que lugares quer sobrevoar; que viagem ao inusitado mais lhe compraz.

     

    e) O autor desconstrói a ideia de que longe é um lugar inalcançável, desculpa muito utilizada pelas pessoas que não querem sair de suas casas para explorar novos horizontes.

    4°  parágrafo entre as linhas 12 e 13 ", longe é um lugar que não existe para quem voa rente ao céu e viaja léguas e mais léguas de distância com a mochila nas costas, olhar no horizonte e os pés socados em terra firme.