SóProvas


ID
2543851
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


                                           Longe é um lugar que existe?


      Voamos algum tempo em silêncio, até que finalmente ele disse: "Não entendo muito bem o que você falou, mas o que menos entendo é o fato de estar indo a uma festa."

      — Claro que estou indo à festa. — respondi. — O que há de tão difícil de se compreender nisso?

      Enfim, sem nunca atingir o fim, imaginando-se uma Gaivota sobrevoando o mar, viajar é sentir-se ainda mais pássaro livre tocado pelas lufadas de vento, contraponto, de uma ave mirrada de asas partidas numa gaiola lacrada, sobrevivendo apenas de alpiste da melhor qualidade e água filtrada. Ou ainda, pássaros presos na ambivalência existencial... fadado ao fracasso ou ao sucesso... ao ser livre ou viver presos em suas próprias armadilhas...

      Fica sob sua escolha e risco, a liberdade para voar os ventos ascendentes; que pássaro quer ser; que lugares quer sobrevoar; que viagem ao inusitado mais lhe compraz. Por mais e mais, qual a serventia dessas asas enormes, herança genética de seus pais e que lhe confere enorme envergadura? Diga para quê serve? Ao primeiro sinal de perigo, debique e pouse na cerca mais próxima. Ora, não venha com desculpas esfarrapadas e vamos dona Gaivota, espante a preguiça, bata as asas e saia do ninho! Não tenha medo de voar. Pois, como é de conhecimento dos "Mestres dos ares e da Terra", longe é um lugar que não existe para quem voa rente ao céu e viaja léguas e mais léguas de distância com a mochila nas costas, olhar no horizonte e os pés socados em terra firme.

      Longe é a porta de entrada do lugar que não existe? Não deve ser, não; pois as Gaivotas sacodem a poeira das asas, limpam os resquícios de alimentos dos bicos e batem o toc-toc lá.

Fonte:<http://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/6031227> . Acesso em: 21 Jun, 2017 

Analisando-se os parágrafos do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gab a

     

  • NÃO ENTENDI. para mim o item faz sentido e o item A não.

    pq no primeiro pa´ragrafo fala da festa...e depois no segundo em diante muda completamente o tema na minha opnião. não entendi como o primeiro pode ser para o resto do texto.

  • Questãozinha mais esquisita, 

    Gab.: A

     

    Mas acho que embora tenha tido um diálogo superficial sobre festa, o primeiro parágrafo menciona sobre a viagem (vôo) e a reflexão que um dos personagens estava inserido.  " Voamos algum tempo em silêncio."

     

    E nos demais parágrafos o personagem faz analogia com o vôo das Gaivotas ( "Imaginando-se uma Gaivota sobrevoando o mar") , mencionando a liberdade, risco, aventuras que as viagens podem proporcionar a quem sai da sua zona de conforto e encara os perigos de conhecer novos horizontes.

    Em sintese, todo o resto do texto está embasado na reflexão sobre o vôo que foi mencionado no primeiro parágrafo. 

    Acho que é mais ou menos isso, rs.. 

     

    Filosofando mais um pouquinho, nas demais alternativas rs

     

     b) o segundo parágrafo diverge completamente do primeiro, abordando o tópico viagem, quando o primeiro trata do assunto festa. Não diverge completamente, pois no primeiro parágrafo já menciona que estão voando e apenas comentam sobre festa. 

     

     c) o autor, no terceiro parágrafo, aponta para o fato de que as pessoas, de maneira geral, não viajam porque têm medo de voar. "Ora, não venha com desculpas esfarrapadas e vamos dona Gaivota, espante a preguiça, bata as asas e saia do ninho " - De acordo com essa passagem,  o autor menciona as possiveis razões do pq as pessoas não viajam: por preguiça, comodismo e não quererem sair da zona de conforto (ninho) e conhecer o novo, não necessariamente medo de voar. 

     

     d) o último parágrafo trata da distância que as gaivotas precisam voar após sua alimentação. O último parágrafo responde ao título do texto ao afirmar que o longe é um lugar que existe e mesmo assim as gaivotas encaram o percurso e "batem na porta".

     

     e) no parágrafo final, o autor não responde à pergunta proposta no título. Responde

     

     

  • alternativa B:  ERRADA.

    O assunto do primeiro parágrafo ja é a viagem, e não festa. Eles estão voando e um acha que viajar é como ir para uma festa, ou seja, é uma coisa boa.

    Na continuação do texto ele explica pq viajar é "como uma festa", não havendo divergência alguma entre o 1° e o 2° parágrafo.

    Gabarito: Letra A.

  • Questão chata de um texto bizonho.

    Fui na alternativa A, levando-se em conta a construção geral de um texto, cujo início (primeiro parágrafo) geralmente introduz aquilo que o autor pretende externar. Como diz a alternativa, é "um pano de fundo" (um esboço introdutório) para o desenvolvimento do que reflete o texto.

  • Incrível, O examinador deu o gabarito que bem quis e foda-se!

  • É DESESPERADOR !!!!

  • Para quem está com dúvida tem a correção desta prova no youtube pela prof. Aline Aurora.

  • Gostaria que o examinador dessa questão criasse asas e voasse pra PQP! 

  • Letra A - Corrigindo o comentário da Carol:

     

    A letra C fala do 3º parágrafo, que começa em " Enfim, sem nunca atingir o fim...".

     

    Então a alternativa diz: o autor, no terceiro parágrafo, aponta para o fato de que as pessoas, de maneira geral, não viajam porque têm medo de voar.

     

    O erro está na palavra "voar", pois o autor aponta o fato das pessoas terem medo de serem livres, isso é constatado neste trecho "...imaginando-se uma Gaivota sobrevoando o mar, viajar é sentir-se ainda mais pássaro livre tocado pelas lufadas de vento, contraponto, de uma ave mirrada de asas partidas numa gaiola lacrada, sobrevivendo apenas de alpiste da melhor qualidade e água filtrada."

  • Porra que texto ruim, tenha dó viu...

  • No mínimo esse cara deve ter fumado um baseado pra viajar(voar) desse jeito. Credo!!!