SóProvas


ID
2543929
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No contexto arquivístico, a transferência da propriedade legal de arquivos resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios, próprio das pessoas físicas ou jurídicas, é denominada

Alternativas
Comentários
  • SUCESSÃO ARQUIVÍSTICA: Transferência da propriedade legal dos arquivos resultante de mudanças de soberania territorial, de divisão administrativa ou de direito de transmissão, próprio de pessoas físicas ou jurídicas.

     

  • essa eu nunca ouvi falar 

  • Questão que ajuda a fixar!!!

    Provas: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Arquivologia 
    Disciplina: Arquivologia - Assuntos: 1. Arquivística

    O conceito de Sucessão Arquivística, embora pouco discutido em nosso cotidiano, se constitui em uma preocupação importante, pois pressupõe

    a) obrigatoriedade legal de receber e administrar um fundo arquivístico deixado como herança.

    b) transferência jurídica decorrente da soberania territorial e da divisão administrativa de estados e municípios.

    c) união de dois fundos anteriormente separados por desmandos administrativos ou judiciais.

    d) transferência judicial dos documentos em decorrência de alterações funcionais e administrativas de uma instituição ou órgão.

     

  • Sucessão arquivística: Transferência da propriedade legal de arquivos(1) arquivos(1), arquivos(1) resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas ou jurídicas. 


    Herança de fundos: Transmissão de um fundo a fundo outra entidade produtora, a entidade produtora título de continuidade administrativa ou funcional.


    Patrimônio arquivístico: Conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município. 


    Patrimônio arquivístico comum: constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena de perda de sua integridade.

  • Sucessão arquivística - Transferência da propriedade legal de arquivos, resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas ou jurídicas.

  • É cada conceito que essa banca busca no quinto dos infernos

  • alguem sabe a fonte das questoes

  • Acertei só pela inspiração do divino Espirito Santo. Pq não tem estudo que resolva essas questões.

  • a) sucessão arquivística: Transferência da propriedade legal de arquivos, resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas ou jurídicas. Ver também herança de fundos.

    b) princípio da territorialidade: Princípio da Proveniência Territorial. Trata-se de uma derivação do Princípio da Proveniência, segundo o qual os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território em que foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. (Couture e Rousseau)

    c) princípio da pertinência: Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.

    d) reintegração arquivística: Recondução de arquivos e/ou documentos ao fundo ou arquivo a que pertencem.

  • Resolução: segundo o DBTA (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística), a transferência da propriedade legal de arquivos resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas ou jurídicas é denominado sucessão arquivística. 

    Recomendo que vocês tenham sempre em mãos o DBTA.

    Link: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf 

    Resposta: A 

  • Fonte: Quinto dos infernos

  • fonte: vozes da cabeça

  • sucessão arquivística

    Transferência da propriedade legal de arquivos(1), resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas ou jurídicas.

    Ver também herança de fundos.

    patrimônio arquivístico

    Conjunto dos arquivos(1) de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município.

    (fonte DBTA)