-
Aviso: Correspondência entre ministros de Estado ou governadores de estados (solicitando algo, pedindo determinada providência etc.)
Ofício: Forma de correspondência trocada entre autoridades da mesma hierarquia ou entre sulbalternos e autoridades. Os diversos órgãos públicos trocam ofícios entre si e enviam também para os particulares, quando em caráter oficial.
Gabarito: C
Fonte: Arquivologia para Concursos, Renato Valentini.
-
Com o mnemônico "Quem avisa, ministro é" você mata a questão
-
Quem ministra, avisado é
-
De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República:
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
-
ATENÇÃO PARA A RECENTE ALTERAÇÃO DO MANUAL!
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, 3a edição, revisado em 2018, em sua página 27 :
"Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.
A distinção básica anterior entre os três era: a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Atenção:Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses."
-
c) o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
-O AVISO é expedido exclusivamente por MInistros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. - "Quem avisa, MINISTRO é"
-O OFÍCIO é expedido para e pelas demais autoridades, inclusive particulares. - Outras autoridades