SóProvas


ID
2544211
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um forte motivo para a talhadia não estar sendo utilizada pelas empresas produtoras de polpa celulósica, como a usavam no passado, é a:

Alternativas
Comentários
  • É a condução do crescimento dos brotos nas cepas da floresta recém cortada, dando-se início a um novo ciclo florestal, sendo somente aplicável às espécies florestais que tenham capacidade de brotar após o seu corte. A utilização deste sistema justifica-se por proporcionar menores custos na produção madeireira, produção de madeira de menores dimensões, dispensa de preparo de solo e aquisição de mudas, e ciclos de cortes mais curtos com antecipação de retornos financeiros mais rápidos (LAMPRECHT, 1990; EVANS, 1992).

    À adoção do sistema de talhadia recomenda-se a escolha de espécies com boa capacidade de rebrotar, áreas com baixa mortalidade, material genético de qualidade e espaçamento adequado. São vários os fatores que influenciam a produtividade das cepas, sendo principalmente devido ao material genético, à altura de corte das cepas, ao tipo do solo, à face de exposição do terreno, à sobrevivência, ao sombreamento das cepas, às formigas cortadeiras e cupins, à época de corte, ao mato-competição, aos danos às cepas e às condições climáticas.

    Segundo Stape (1997) são três os fatores condicionantes ao desenvolvimento das cepas: genéticos, operacionais e ambientais.

    Fonte: https://www.ipef.br/silvicultura/manejo.asp