SóProvas


ID
2544343
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Janine é uma jovem estudante universitária. Ela caiu e quebrou o fêmur, sendo obrigada a usar gesso na perna inteira. Ela gostaria de continuar frequentando as aulas, mas a sala em que estuda fica no segundo andar de um prédio que não possui rampa ou elevador.


Nesse caso, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a universidade deve:

Alternativas
Comentários
  • Art. 127. O art. 3º da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 3º O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

    se não sao acessiveis, que providenciem uma sala de aula no térreo até que a condição de acessibilidade da aluna seja resolvida

  • Relembrando:

    Se ela quebrou o fêmur, é uma pessoa com mobilidade reduzida: "pessoa com mobilidade reduzida: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso" (Art. 3º, IX, Lei 13.146/15), eliminando a alternativa a.

    Não é possível realizar outras ações das alternativas b, c e d, pois "toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação" (Art. 4º, caput, da mesma lei), ela não pode ser tratada de forma diferente.

    Por exclusão, ficamos com a e), uma vez que no térreo, todos (Janine e os demais da sala) estarão em igualdade de condições para frequentar a aula.