-
a luz associada a um fotossemsibilizador, que absorve a energia luminosa e dá início a reações químicas , produzindo espécies reativas de oxigênio que provocam a morte celular por estress oxidativo.
-
A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento que engloba a ação simultânea de uma fonte de luz e de um agente fotossensibilizante (AF), na presença do oxigênio dos tecidos. Individualmente fontes de luz e AFs em doses terapêutica são inócuas e quando interagem são capazes de originar espécies citotóxicas que levam à morte celular. A ação fotodinâmica se dá quando o AF absorve fótons de determinado comprimento de onda, compatível ao seu pico de absorção, e seus elétrons passam a um estado excitado (singleto). Subseqüentemente, o AF pode tanto voltar para seu estado inicial, com emissão de fluorescência, ou sofrer uma transição para um estado tripleto altamente energético. A interação do AF em seu estado tripleto excitado com o oxigênio endógeno das células alvo resulta em efeitos citotóxicos para microrganismos presentes no meio irradiado, sensibilizado por AF destruindo as células alvo. Letra A.
-
O mecanismo de fotossensibilização da PDT consiste na interação da luz com o fotossensibilizador e o oxigênio, gerando radicais livres que induzem severos danos às células microbianas, levando à sua morte.
-
muito bom
-
muito bom
-
Obrigado!
-
Obrigado!