SóProvas


ID
2544745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta os indicadores de risco considerados mais expressivos para cárie radicular e fatores de risco para periodontite em idosos, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • FATORES DE RISCO SISTÊMICOS PARA DOENÇA PERIODONTAL: Tabagismo e Diabetes Mellitus. O tabagismo está relacionado com a diminuição dos mecanismos de defesa, tanto no local da lesão quanto sistêmicas. Os indivíduos fumantes, além da diminuição da IgA salivar, têm decréscimo da produção de anticorpos específicos para os germes patogênicos da doença periodontal, especialmente da IgG2. Há aumento do nível de citocinas nos fluidos gengivais, propiciando a destruição do colágeno e o incremento da reabsorção óssea. 

    O Diabetes Mellitus é uma desordem patológica de origem endócrina que provoca inúmeras alterações de ordem sistêmica. Tem sido considerado que o diabetes influencia na instalação e progressão da doença periodontal, a exemplo da dificuldade cicatricial, mas também sofre influência da mesma, posto que o curso clínico da doença periodontal pode alterar o metabolismo da glicose e, consequentemente, dificultar o controle do diabetes. Soma-se a isso a ação da nicotina ao inibir o desenvolvimento dos fibroblastos gengivais, afetando a produção do colágeno e da fibronectina, substâncias importantes na reparação tecidual. 

  • A recessão gengival é um evento frequente tanto em adultos quanto nos idosos, é condição necessária para ocorrência da desmineralização do cemento e da dentina radicular, tecidos menos mineralizados que o esmalte. Assim,os idosos ficam mais vulneráveis aos desafios cariogênicos, podendo culminar com o aparecimento da cárie de raiz.