A) Se a substância a ser diluída for exotérmica, ela deverá ser diluída em um pouco de água destilada e resfriada, até que atinja a temperatura ambiente. Só após resfriamento, a solução deverá ter seu volume aferido. (Correta)
B) Para se preparar uma solução-padrão com concentração conhecida de certa substância, deve-se utilizar uma proveta (bureta) para se aferir o volume final da solução.
C) Para a preparação correta de soluções-padrão, toda (isso inclui a bureta já que esta é uma vidraria precisa para preparação de soluções-padrão) a vidraria que será utilizada deverá ser previamente lavada com água e sabão, enxaguada com água purificada e seca a, pelo menos, 100 °C, para garantir a evaporação completa da água.
D) Quando a substância a ser diluída não for facilmente solúvel em água, é aconselhável transferir o material do pesa-filtro ou do vidro de relógio para um balão volumétrico (Bécker e agitador magnético) , adicionar um pouco de água destilada e aquecer sob agitação manual, até que o sólido se dissolva. Depois de resfriada, o volume da solução poderá ser completado até o traço de referência.
E) Quando a substância a ser diluída for líquida, esta deverá ser pesada (não se pesa volume senão quando se tratar de, por exemplo, densidade relativa) e transferida para uma proveta e, só então, seu volume deve ser completado até o traço de aferição previamente estabelecido.