SóProvas


ID
2545183
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma lesão em células acinares pancreáticas pode desencadear uma elevação sérica das enzimas pancreáticas amilase e a lipase. A elevação dessas enzimas é utilizada para se avaliar a função pancreática. A respeito dessas informações, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A hiperamilasemia é o marcador clássico da pancreatite. Apresenta alta sensibilidade, mas é pouco específica, já que em diversas situações - tais como insuficiência renal, parotidite, após a realização de CPRE, perfuração esofágica e gravidez - pode haver aumento de amilase sem a presença de pancreatite. Normalmente, a hiperamilasemia é discreta não ultrapassando três vezes o valor normal. Mesmo nos pacientes com pancreatite aguda, a dosagem de amilase pode estar normal em alguns casos particulares: diagnóstico tardio, já que os níveis de amilase tendem a se normalizar após alguns dias de evolução; hipertrigliceridemia; e surtos de agudização de pancreatite crônica em decorrência de insuficiência do parênquima pancreático cronicamente inflamado.

  • QUESTÃO : PANCREA/T/ITE :

    Lesão / INFLAMAÇÃO no PÂNCREAS : Eleva enzimas : amilase e a lipase.

    Mesmo nos pacientes com PANCREATITE AGUDA : dosagem de AMILASE pode estar NORMAL em alguns casos .

    GABARITO : B ) :

    Alguns casos de pancreatite apresentam amilasemia normal.

  • O próprio anunciado nos dar a resposta da questão, bastando apenas interpretar. Vejam:

    "Uma lesão em células acinares pancreáticas PODE desencadear uma elevação sérica das enzimas pancreáticas amilase e a lipase."

    Se PODE, então conclui-se que "alguns casos de pancreatite apresentam amilasemia normal."

    Gabarito B

    "Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos ESPERANÇA." Romanos 15:4

    NÃO DESISTA, PERSISTA!!! :)

  • Na pancreatite aguda, a amilase pancreática estará normal 2 horas após (após 1semana) o início do episódio de dor abdominal.

    Alguns casos de pancreatite apresentam amilasemia normal.

    A excreção urinária não é afetada durante a pancreatite aguda, embora ocorra aumento de amilase sérica.

    Na pancreatite crônica, são realizadas dosagens de amilase e lipase, mas, para o diagnóstico da pancreatite aguda, além destas, é realizada a dosagem de D-xilose.

    A determinação da lipase na urina é considerada um teste mais sensível e mais específico para o diagnóstico da pancreatite aguda, sendo atualmente utilizado.

  • a d xilose  É útil no diagnóstico diferencial das síndromes de má absorção intestinal