SóProvas


ID
2545213
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ainda que existam várias metodologias para a aplicação da gestão orientada para resultados, há entre elas alguns passos em comum para que sua implementação tenha êxito.


As opções a seguir apresentam alguns desses passos, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Independente do modelo de administração por resultados adotado, o planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada numa visão de longo prazo (Paludo, 2013, p. 227).
     

    Em qualquer modelo de gestão por resultados deverá ser definida a missão, a visão, os objetivos, as metas e os indicadores (Paludo, 2013, p. 227).


    A gestão por resultados é uma das principais recomendações da Nova Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente:

    focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade;

    flexibilizar a condução dos processos e assim remediar as disfunções burocráticas, relacionadas ao apego excessivo às normas e procedimentos; 

    e propiciar mais eficiência e accountability.

    adminconcursos

  • Comentário de uso próprio para fins de revisão:

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Na gestão por resultados:

     

       ---> O gestor deve ter uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e do planejamento estratégico a ser seguido pelo setor sob sua responsabilidade.  


       ---> O gestor e seus colaboradores devem se reunir para estabelecer os objetivos de cada um, determinando prazo para a apresentação dos resultados. 
     
       ---> O gestor deve avaliar o desempenho da equipe, a partir do atingimento ou não dos objetivos estabelecidos. 

     

       ---> O gestor deve monitorar o processo, marcando reuniões antes de o prazo estabelecido terminar, para saber se os objetivos efetivamente serão alcançados. 

     

  • Gestão por resultados na produção de serviços públicos

    - A gestão pública por resultados desenvolveu-se como uma estratégia que tem início no momento do planejamento estratégico e vai até o processo de feedback das políticas públicas.

    - A gestão pública por resultados CONSIDERA O VÍNCULO CONTÍNUO DO PLANEJAMENTO, AÇÃO E CONTROLE, promovendo a eficácia e a eficiência para a organização.

    - Os indicadores utilizados na gestão pública por resultados têm como finalidade detectar as CAUSAS E EFEITOS de uma ação, e não somente os seus resultados. 

    - A adoção da gestão pública por resultados AMPLIA a autonomia do gestor público na forma como implementar a produção dos serviços públicos, em função dos resultados acordados.

    - Os princípios da gestão pública por resultados são o mérito, o desempenho, o reconhecimento e a transparência

    - Decisões descentralizadas, flexibilização de recursos, apuração de desempenho, monitoramento de execução de gestão e definição de indicadores são ações típicas da estratégia de gestão pública denominada gestão por resultados.

  • poutz só comentário tosco pqp

  • Na gestão por resultados o controle é concomitante, não deixando apenas para o final ( a posteriori). LETRA E.

  • Gabarito C

     

    Apesar de presenciar gestores ruins praticando, "O gestor NÃO deve criar um clima competitivo dentro da equipe (...)."

     

    Curta minha página do Facebook e Instagram:

    https://www.facebook.com/serfiscaloficial

    https://www.instagram.com/serfiscaloficial

    Bons estudos!

  • Questão interpretativa sobre o assunto. Tudo está certo, exceto a letra C, pois o gestor não deve,
    necessariamente, criar um clima competitivo entre os funcionários. Ele pode ou não fazer isso,
    dependendo da cultura organizacional.
    Além disso, os funcionários não serão necessariamente recompensados por atingir resultados,
    apesar desse modelo de recompensas poder ser utilizado com sucesso dentro de uma visão de
    gestão por resultados.
    GABARITO: C.
    fonte: Prof. Carlos Xavier
     

  • A PRIORI - ANTES - BUROCRÁTICA

    A POSTERIORI - DEPOIS - GERENCIAL

     

  • Aí eu mando o examinador tomar no "olho da goiaba" e depois sou ruim!

  • Penso que, na C, é errado falar que se estimula a competitividade entre membros da equipe. "No contexto da reforma de 1995, se defendeu a ideia de competição entre os entes públicos como forma de garantir melhores resultados".

  • Na verdade, o clima a ser construído deve ser COLABORATIVO.

  • Na gestão por resultados o gestor não deve estimular o clima competitivo e sim de colaboração.
  • clima colaborativo.

  • Alternativa A. Certo. Os objetivos devem ser definidos com clareza.

    Alternativa B. Certo. Descreve a administração por objetivos.

    Alternativa C. Errado. A competição é um dos valores do empreendedorismo governamental, porém o que se promove é a competição entre as organizações. Dentro de uma mesma equipe de trabalho, naturalmente, o que deve existir é cooperação entre os membros.

    Alternativa D. Certo. O controle é feito a partir dos resultados.

    Alternativa E. Certo. “O gestor deve monitorar o processo”, esse trecho, particularmente, acredito que pode deixar alguma dúvida no candidato. Apesar do uso infeliz de “processo”, a alternativa está correta.

    Trata-se da segunda etapa da GPR que é o monitoramento. Ao meu ver, a redação estaria melhor se fosse reescrita da seguinte forma: “O gestor deve monitorar os resultados parciais por meio de indicadores, marcando reuniões...”

    Gabarito: C

  • A questão cobra conhecimentos sobre a gestão por resultados, que tem sua implementação no contexto do gerencialismo. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, elaborado pelo MARE(Ministério da Administração e Reforma do Estado), que foi chefiado por Bresser Pereira nos traz algumas etapas que devem ser seguidas neste modelo de gestão:



    “Na administração pública gerencial a estratégia volta-se (1) para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade, (2) para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados, e (3) para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados. Adicionalmente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas."(BRASIL, 1995)



    Complementando este assunto, Paludo(2013) afirma que “Em qualquer modelo de gestão por resultados, deverá ser definida a missão, a visão, os objetivos, as metas e os indicadores. Deverá ainda ser monitorada a execução e avaliados os resultados alcançados, comparando-os com aqueles estabelecidos previamente, utilizando o feedback para identificar a necessidade de ajustes na atuação administrativa/governamental."

     


    Passando à análise das alternativas, temos que:


    A) O gestor deve ter uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e do planejamento estratégico a ser seguido pelo setor sob sua responsabilidade.  


    Correta. Segundo o PDRAE, de fato, o administrador necessita ter uma definição clara/precisa dos objetivos a serem alcançados. O que, certamente deve estar alinhado ao planejamento estratégico.


    B) O gestor e seus colaboradores devem se reunir para estabelecer os objetivos de cada um, determinando prazo para a apresentação dos resultados. 


    Correta. Assim como o gestor, cada colaborador terá objetivos e prazos a serem cumpridos. Na prática, trata-se do detalhamento dos objetivos que foram inicialmente passados ao gestor.


    C) O gestor deve criar um clima competitivo dentro da equipe, porque os colaboradores serão recompensados por atingirem os resultados. 


    Errada. Embora o PDRAE mencione a possibilidade de competição, esta deve ser “administrada" e só pode ocorrer quando houver esta possibilidade. Ou seja, deve-se verificar se a competição interna será salutar aos objetivos que se deseja alcançar. Como regra, busca-se a colaboração dentro das equipes, o que gera sinergia para o atingimento dos objetivos. A assertiva peca ao não deixar claro como este clima competitivo poderia contribuir para desempenho organizacional.


    D) O gestor deve avaliar o desempenho da equipe, a partir do atingimento ou não dos objetivos estabelecidos. 


    Correta. A avaliação deve estar, de fato, vinculada aos objetivos estabelecidos.


    E) O gestor deve monitorar o processo, marcando reuniões antes de o prazo estabelecido terminar, para saber se os objetivos efetivamente serão alcançados. 


    Correta. Embora o controle seja a posteriori, é possível que haja o acompanhamento/monitoramento da execução. Isso auxilia na mudança de rumos, caso seja necessária. É importante também para que não haja nenhuma surpresa desagradável quando se estiver próximo do prazo fatal previamente estipulado.


    Gabarito do professor: Letra C.



    FONTE:


    BRASIL. Presidência da República. Câmara de Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). Brasília, nov. 1995.


    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • Embora haja possibilidade de competição, esta deve ser “administrada" e só pode ocorrer quando houver a possibilidade. Logo, na gestão por resultados o gestor NÃO deve criar um clima competitivo dentro da equipe e sim buscar a sinergia.

    Fonte: comentário do professor e dos alunos.

  • Não existe uma matéria que caia na mão da FGV que ela não torne uma M....incrível !

  • DEVE SER UM CLIMA PARTICIPATIVO NÃO COMPETITIVO

  • gestão participativa e não competitiva!

  • A questão aborda o Ciclo de Gestão por Resultados.

    Etapas/Ciclo da Gestão por Resultados (RODOMAR)

    1 - Revisão dos Objetivos organizacionais

    Os gestores devem ter uma visão clara dos objetivos “macros”, bem como conhecer o planejamento estratégico e as ambições da empresa.

    2 - Definição dos Objetivos dos colaboradores

    Gestores e seus liderados devem se reunir para firmar acordos sobre os objetivos e os resultados esperados com seu trabalho. Eles também estabelecem um prazo para a apresentação destes resultados e avaliação do desempenho.

    3 - Monitoramento do processo

    De tempos em tempos, antes da finalização do prazo acordado, gestores e liderados se reúnem para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.

    4 - Avaliação de desempenho

    No final do período de funcionamento normal, o desempenho do trabalhador é julgado de acordo com o atingimento ou não dos objetivos

    5 - Recompensa

    Na última etapa do ciclo, os colaboradores recebem recompensas pelos resultados obtidos.

    Portanto, temos o seguinte:

    a) Trata-se da etapa de Revisão dos Objetivos

    b) Etapa de Definição dos Objetivos

    c) A etapa de recompensa não busca proporcionar competitividade e sim a colaboração, de modo que todos possam ser recompensados caso o resultado seja atingido. Até pq a responsabilidade pelo resultado é de todos.

    d) Etapa de Avaliação

    e) Etapa de Monitoramento