SóProvas


ID
2545216
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para que a adoção da gestão por resultados seja exitosa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele é de fato adequado para atingir os objetivos propostos.


Sobre as características da gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.


I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.

II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.

III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa III?

  • Peterson Kafer, não tenho bibliografia para indicar, mas parti do raciocínio de que, numa gestão por resultados, os diferentes setores organizacionais devem atuar de maneira integrada para garantir maior sinergia na obtenção dos resultados.

  • A gestão por resultados se caracteriza por esforço em equipe ou órgãos unidos pela mesma efetividade ou resultado. O trabalho individual não é tão valorizado quanto o em grupo.

  • FGV curte usar uma material de internet, segue:


    I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.
    ERRADO! A chave para todo o processo é o foco no resultado e não nos procedimentos;

    Definição mais completa: O governo empreendedor é focado no alcance de resultados que atendam às necessidades da socie­dade, adotando os procedimentos da nova gestão pública, inspirados nas técnicas privadas. (Moreira, 2016)

     

    II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.
    CERTO!


    III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.
    ERRADO! Todas as unidades da empresa andam juntas e estão integradas para que seja possível obter o resultado desejado, cada uma contribuindo com sua tarefa.

     

    Letra (A).
    At.te, CW.
    ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA. Administração Geral e Pública para Concursos. p92. Editora JusPodivm, 2016.
    MARCIO ROBERTO ANDRADE. Gestão por resultados: características, vantagens e usos. Disponível em: https://blog.contaazul.com/gestao-por-resultados/

  • Ano: 2017

    Banca: FGV

    Órgão: SEPOG - RO

    Prova: Analista de Planejamento e Finanças

    (+ provas)

     

    As opções a seguir apresentam razões para o sucesso da gestão por resultados, à exceção de uma. Assinale-a. 

     a)Otimiza a aplicação de um projeto.

     b)Aumenta a produtividade da empresa. 

     c)Permite o enxugamento dos custos da empresa. 

     d)Valoriza o trabalho individual em detrimento da equipe. 

     e)Cria um maior envolvimento entre gestores e colaboradores. 

  • É impressão minha, ou a FGV passou a usar o método "pegadinha 100%" nas suas provas? Há algum tempo tenho visto que as provas de português, por exemplo, mais se assemelham a reciocínio lógico do que interpretação de textos!! Há questões com duas alternativas corretas, porém, "uma mais certa do que a outra". Quem puder indicar os materiais adequados de onde a banca retira esses conceitos, eu agradeço!!!

  • Carcaterísticas da Gestão por Resultados
    -A chave para todo o processo é o foco no resultado e não nos procedimentos;
    -A responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos é de todos;
    -A liderança é mais participativa;
    -Todas as unidades da empresa andam juntas e estão integradas para que seja possível obter o resultado desejado, cada uma contribuindo com sua tarefa.
    Erros:
    I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos (resultados), porque os resultados (procedimentos) dependem da eficiência das etapas realizadas.

    III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia (JUNTOS) e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.

     

  • Que pegadinha hein...  

    O erro da III foi a questão que a equipe os setores trabalham com autonomia?

     

     

  • Na gestão por resultados, os setores não trabalham individualmente. Eles devem se unir, pois o planejamento é feito de forma integrada e participativa com toda a instituição. Há, sim, maior autonomia; mas quanto à aplicação dos recursos por parte dos gestores. Essa autonomia é dada para que os gestores adquiram uma flexibilização da rigidez burocrática em busca de atingir os resultados traçados pelo planejamento estratégico. 

     

    Mais autonomia significa necessidade de maior controle. Para isso, há a accountability: a obrigação de prestar contas e de responsabilização dos agentes públicos pelos atos praticados no exercício da função administrativa.


    -----
    Thiago

  • I. Errado. O foco são os resultados.

    II. Certo. A participação dos liderados na construção dos objetivos aumenta o engajamento e o compromisso com os resultados. Esse é inclusive um dos pressupostos da Administração por objetivos – APO, por isso nesse modelo temos um acordo para definição de objetivos a serem alcançados entre chefia e subordinado em vez de uma imposição.

    III. Errado. A FCC gosta de explorar essa pegadinha. Fique atento!

    O fomento à competição e a autonomia propostos pela Gestão para Resultados são em um nível organizacional. Explicando: a Administração Pública estabelece objetivos a serem alcançados por uma Organização Social, por exemplo. Essa OS tem autonomia para definir seus processos e formas de alcançar esses objetivos. Internamente, no entanto, sempre será preciso definir um nível de cooperação entre os setores, o que implica na adoção de mecanismos de coordenação (ajuste espontâneo, supervisão direta, nível padronização do processo de trabalho, etc). Isso porque os resultados são decorrentes do esforço de todos os setores.

    Gabarito: A

  • A questão cobra conhecimentos sobre a gestão por resultados, que tem sua implementação no contexto do gerencialismo. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, elaborado pelo MARE(Ministério da Administração e Reforma do Estado), que foi chefiado por Bresser Pereira nos traz algumas características deste modelo de gestão:



    “Na administração pública gerencial a estratégia volta-se (1) para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade, (2) para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados, e (3) para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados. Adicionalmente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas."(BRASIL, 1995)



    Passando à análise das alternativas, temos o seguinte:


    I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.


    Errado. De acordo com o PDRAE, o foco se dará no controle a posteriori. Sendo assim, verificar-se-á o atingimento dos resultados previamente estabelecidos.


    II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.


    Correto. Quando a liderança é participativa, a responsabilidade pelo atingimento dos objetivos é compartilhada por todos os membros da equipe.


    III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.


    Errado. Como estão envolvidos diferentes setores, estes devem trabalhar de modo integrado. É interessante que haja comunicação entre estes, de modo a verificar a forma mais adequada de atuação. Atentando-se sempre para aquela que trará maior benefício para a organização.


    Gabarito do professor: Letra A.


    FONTE:

    BRASIL. Presidência da República. Câmara de Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). Brasília, nov. 1995.
  • Um PORRE essa banca!!!

  • Eu tenho uma relação de amor e ódio com a FGV desde a OAB.

  • Quanto ao item III, a gestão por resultados preconiza que todos os setores da empresa andam juntos e estão integrados para que seja possível obter o resultado desejado, cada um contribuindo com sua tarefa. Nesse sentido, há responsabilidade compartilhada para o atingimento dos resultados.

  • Examinador, o senhor releu o que cobrou na III? Pois não seja por isso: "não trabalham com autonomia e não definem procedimentos adequados." Francamente.