SóProvas


ID
2545762
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as informações feitas nos trechos de reportagem que seguem, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e possa ser concluída com base no que se apresenta nos textos.


O supermercado Edeka, em Hamburgo, na Alemanha, surpreendeu seus clientes e vendeu por um dia apenas produtos alemães. Quem chegava ao estabelecimento encontrava prateleiras vazias. No lugar dos produtos estrangeiros, estavam mensagens como “Esta prateleira é muito chata sem diversidade”, “Nossa variedade agora conhece fronteiras”, “Esse é o vazio que fica em uma prateleira sem estrangeiros” e “Seremos mais pobres sem diversidade”.

Redação. Supermercado alemão tira produtos estrangeiros das prateleiras e dá lição sobre xenofobia. Época Negócios Online. 26-Ago-17. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/08/ supermercado- alemao-tira-produtos-estrangeiros- das-prateleiras-e-da-licao-sobre-xenofobia.html. Acesso em: 20/08/2017.


Empresas buscam 'carne verde', para não maltratar boi nem desmatar Amazônia. O McDonald's, por exemplo, anunciou que vai comprar carne proveniente da pecuária sustentável da floresta Amazônica. O Grupo Carrefour Brasil lançou um sistema para monitorar se seus fornecedores de carne bovina cumprem critérios de sustentabilidade. O Walmart, por sua vez, começou a vender em 20 lojas de Brasília e São Paulo a carne sustentável Rebanho Xingu.

Kaoru, Tamara. Empresas buscam 'carne verde', para não maltratar boi nem desmatar Amazônia. Uol Economia. São Paulo: 04-Out-16. Disponível em:https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/10/04/empresas-buscam-carne-verde-para-nao-maltratar-boi-nem-desmataramazonia.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola. Acesso em: 20/08/17.


Com base nessas decisões empresariais, é possível afirmar que 

Alternativas
Comentários
  •  

    O que é Responsabilidade Social?

     

     

     

    A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

    Com o passar do tempo, tal concepção originou algumas variantes ou nuances. Assim, conceitos novos – muitas vezes complementares, distintos ou redundantes – são usados para definir responsabilidade social, entre eles Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Responsabilidade Social Ambiental (RSA).

    A chamada RSC é, na maioria dos casos, conceito usado na literatura especializada sobretudo para empresas, principalmente de grande porte, com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários. O conceito de RSE, ainda que muitos vejam como sinônimo de RSC, tende a envolver um espectro mais amplo de beneficiários (stakeholders), envolvendo aí a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. Na maioria das vezes tais ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros.

    FONTE: http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

     

    Bom relacionamento com a comunidade;

    Bom relacionamento com os organismos ambientais;

    Estabelecimento de uma política ambiental;

    Eficiente sistema de gestão ambiental;

    Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas;

    Uso de tecnologia limpa;

    Elevados investimentos em proteção ambiental;

    Definição de um compromisso ambiental;

    Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;

    A questão ambiental como valor do negócio;

    Atuação ambiental com base na agenda 21 local;

    Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos.

     

    marketing societal surgiu como uma evolução da orientação para o cliente nas empresas. Estas começaram a agregar a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão.

    Esta abordagem é impulsionada pela tomada de consciência por parte do consumidor do impacto que o consumo pode gerar na sociedade quando considera apenas uma visão de curto prazo. Poluição, desperdício de recursos e condições sub-humanas da mão de obra nas empresas passaram a influenciar o consumidor no processo de decisão de compra de um produto.

    Uma questão que frequentemente emerge neste assunto é o quão verdadeira é esta orientação de marketing societal: existe apenas porque o mercado exige ou decorre de uma convicção verdadeira do empreendedor?

    Marketing Societal segundo Kotler: … a tarefa da organização é determinar as necessidades, os interesses e os desejos dos mercados-alvo, e oferecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. Resta saber se a adoção desses conceitos gera atitudes positivas e compra.