SóProvas


ID
254596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os
itens subsecutivos.

De modo geral, em fachadas voltadas para o nascente e o poente, os protetores fixos horizontais são mais eficientes que os protetores fixos verticais.

Alternativas
Comentários
  • Engraçado que já vi em outros comentários dizerem exatamente o contrário... e as questões estavam de acordo... alguém indica uma bibliografia em que seja possível tirar a dúvida? 
  • Brise horizontal: NORTE
    Brise vertical: Leste e Oeste
  • na minha opiniao, questao com resposta errada!!! o sol do norte (no brasil) esta mais vertical, portanto deve ser evitado com brises horizontais.
  •       O grande lance da quesão é a afirmação "De modo geral".

          No Brasil, o mais comum é o uso de elementos horizontais na fachada Norte e verticais nas fachadas Leste e Oeste, pois mais de 90% do território se encontra no emisferio sul. Isso significa que o sol esta inclinado para o Norte.

          Porém se o sitio analizado se encontra no equador, de nada adiantariam os protetores verticais nas fachadas leste e oeste, sendo mais eficientes as proteções horizontais, já que o sol não se inclina nem para o norte nem para o sul.

        Acredito que a questão foi mal elaborada, pois não leva em conta a iclinação solar, que esta presente nos dois hemisférios. Deveria ter especificado melhor as condições!
  • " Os brises posicionados na horizontal são mais utilizados quando o sol permanece quase que todo o dia na parte superior do globo terrestre, com isso, por suas características a fachada norte brasileira geralmente é a mais indicada. Já nas fachadas leste e oeste brasileiras, por receberem respectivamente o sol da manhã (que vêm da parte inferior do globo) e o da tarde (que está se pondo e também está localizado na parte inferior do globo) os brises com aletas verticais são mais utilizados. Na fachada sul brasileira, por receber menor incidência solar, geralmente o brise é mais utilizado para seguir a arquitetura do edifício e não tanto por sua funcionalidade." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brise-soleil

    RESUMO: 

    - FACHADA NORTE: BRISE HORIZONTAL

    - FACHADAS LESTE/ OESTE: BRISE VERTICAL

    - FACHADA SUL: LOGICAMENTE NÃO NECESSITA DE BRISE, SE UTILIZADO, SERÁ POR ESTÉTICA.

    Na questão fala em sol poente e nascente, no meu entender teria que ser brise vertical e horizontal, respectivamente. Caberia recurso.

  • Cespe sendo Cespe....

  • É aplicado na maior parte do Brasil:

    Fachadas Norte - Brise horizontal 

    Fachadas Leste e Oeste (nascente e poente) - Brises verticais.

    Dessa forma, o gabarito seria ERRADO, pois diz " Em fachadas voltadas para o nascente e o poente, os protetores fixos horizontais são mais eficientes que os protetores fixos verticais". Os brises verticais, em fachadas voltadas para o nascemte e poente, são mais eficientes.

    Não entendi porque o gabarito é certo. Alguém pode ajudar?

  • O livro: Uso das Cartas Solares - Diretrizes para arquitetos, do Leonardo Bittencourt mostra, na página 55, diagramas que representam a eficiência das alletas verticais na direção leste-oeste. Pode-se verificar que sua eficiencia é bem pequena nestes casos. A questão certamente foi inspirada neste livro.

  • " De uma forma geral os protetores verticais fixos são mais eficientes nas fachadas onde a maior parte de incidência se afasta da perpendicular à fachada ( fachada norte, sul, sudeste, nordeste e sudoeste), especialmente nas horas próximas a aurora e alvorecer.

    Nas fachadas leste e oeste, onde grande parte da incidência está localizada no trecho próximo à perpendicular à fachada, os protetores verticais teria pouca ou nenhuma eficiência."

    Uso de cartas solares, diretrizes para arquitetos - Bittencourt. Pag 53-55.