SóProvas


ID
2545960
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A desmaterialização da fábrica, com menos pessoas e mais programas de computador e máquinas automatizadas, a personalização dos produtos de luxo, o distanciamento entre vendedor e comprador e a rapidez na entrega são os eixos da nova “revolução” até 2025.

(“Mercado da moda se articula e traça metas para nova revolução industrial”. Folha de S. Paulo, 07/05/2017. Disponível em:<http://

www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1881838-vigiar-e-consumir.shtml>. Acesso em 25 julho 2017.)


Sobre o futuro da indústria de confecção, afirma-se nesse texto que estaria em curso um novo modelo produtivo, baseado nas novas tecnologias de informação e comunicação.


A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A terciarização é uma das principais características dessa nova revolução industrial.

2. “Menos pessoas e mais programas de computador e máquinas automatizadas” são características da terceira revolução industrial, cuja emergência se deu no final do século XX.

3. Entre os principais elementos responsáveis pelas intensas transformações desse novo modelo produtivo, estão os adventos do petróleo, da energia elétrica, do alumínio e do telefone.

4. Flexibilização, toyotismo, pós-fordismo, robótica e cibernética são alguns dos principais conceitos associados a esse momento histórico da nova revolução industrial.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • a emergência da terceira revolução se deu por volta de 1940 na verdade.

    ''A Terceira Revolução Industrial teve início em meados da década de 1940, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo até os dias de hoje.''

  • Acertei... mas meu professor disse que essa questão está mal formulada e eu tbm achei, porque o item 1 pode ser considerado, visto que implementação da robótica nas atividades industriais e uso de programas de computador (informatização) são fatores que estimulam a terciarização do trabalho, ou seja, o trabalhador migra do setor secundário (setor industrial, agora ocupado mais pelas máquinas e programas de computador) e vai para o setor terciário (setor comercial, prestação de serviços).

    Aí ficaria correto: 1,2 e 4

    A 3 é a única que dá certeza que está incorreta... Petróleo, eletricidade, telefone etc são características da segunda revolução industrial no séc xix e não dá terceira revolução...