GAB E
Arranjo por produto ou linha (Flow Shop)
Quando se fala em arranjo em linha, não se trata necessariamente de uma disposição em linha reta. Uma linha de produção retilínea tende a ficar muito longa exigindo áreas de longo comprimento, o que nem sempre é possível.
Para contornar este problema é comum que os engenheiros projetem linhas em forma de U ou S ou outra forma de circuito diferente, que possa ser exeqüível em função das instalações prediais de que a empresa pode dispor.
Alguns exemplos de utilização deste tipo de arranjo:
Indústrias montadoras, alimentícias, frigoríficos, serviço de restaurante a quilo etc.
Controle de produtividade mais fácil: a velocidade do trabalho em uma linha de produção é mais fácil de ser controlada, principalmente quando se trata de linha motorizada. Dentro de certos limites, a supervisão pode aumentar ou diminuir a velocidade da própria linha, permitindo o aumento da produção ou, quando necessário, a sua diminuição. Algumas vezes a velocidade precisa ser reduzida por problemas de qualidade ou de falta de material.
O controle dos funcionários pode ficar tão eficiente que nenhum deles pode deixar seu posto sem a anuência do supervisor e a substituição por outro.
https://www.ebah.com.br/content/ABAAAA820AC/arranjo-fisico-planejamento-estrategico