SóProvas


ID
2546692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

       As chuvas das últimas semanas em Alagoas trouxeram esperança aos agricultores e animaram quem vive nas áreas afetadas pela estiagem prolongada. Entretanto, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) avalia que isso não deve ser suficiente para resolver o problema de falta de água nos reservatórios.

     Neste mês, choveu cerca de 100 mm a mais do que o esperado. O meteorologista Vinícius Pinho, da SEMARH, explicou que as chuvas que caem vão amenizar a situação, mas não serão suficientes para tirar os municípios do estado de emergência.

     “Mesmo com essa chuva, ainda estamos com uma situação crítica de seca. Melhorou, mas não foi suficiente para acabar com os problemas. Vai amenizar bastante a situação, principalmente na Zona da Mata, mas, por exemplo, na região do Sertão, que está com um déficit muito grande, essa chuva não está sendo suficiente para resolver o problema”, afirmou. 

                                                                 Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, publicado em junho deste ano, e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o seguinte item.

O aumento do desmatamento na Amazônia é um dos fatores responsáveis pela estiagem prolongada no centro-sul do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A evapotranspiração ocorrida na região amazônica é essencial para as chuvas que ocorrem desde o nordeste até o centro sul.

  • Gabarito: Certo

    A região centro-sul do Brasil enfrenta uma prolongada estiagem. Na Amazônia forma-se a massa de ar equatorial continental. É uma massa de ar quente e úmida, que se desloca em direção ao centro-sul levando chuva para essa região. A continuidade da intensidade e do volume dessa massa de ar depende da preservação da floresta amazônica. Segundo teoria nesse sentido, o desmatamento diminui a intensidade da formação da massa de ar. Quanto mais desmatada for a floresta, menos chuva chegará a região centro-sul proveniente de massas de ar formadas na Amazônia. Dessa forma, para alguns cientistas, o aumento do desmatamento na Amazônia é um dos fatores responsável pela estiagem prolongada no centro-sul do Brasil.

     

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/atualidades-pmal-gabarito-extraoficial-e-resolucao-da-prova/

  • Complementando:

    A região da Amazônia, por meio do Sistema Grande Amazônia (SAGA) é considerada o umidificador do mundo.

  • O texto não faz referência, embora seja perceptível ao conhecimento de todos. 

    Mas é CESPE, "né?!

  • marquei errado porque fui induzido a acreditar que o texto teria referência com o desmatamento da Amazônia. Se fosse apenas a questão isolada, (sem o o texto), eu teria marcado certo

  • Gabarito: Certo.

    Amazônia não é o pulmão do mundo, mas é um grande humidificador do ar que a população do Amazonas respira e regiões próximas.

  • o texto não faz referencia ao enunciado da questão. Pois o texto fala da região Nordeste. Se tivesse acrescentado alguma característica climática na região centro-sul, ficaria mais coerente, no entanto estamos estudando para a Banca Cespe e é esperado que ela faça esse tipo de questão deixando o "subentendido" de conhecimento vasto para o candidato. É sabido que a dinâmica climática que ocorre na Amazônia, no caso evapotranspiração, é essencial para as chuvas que ocorrem desde o nordeste até o centro sul. PORTANTO GABARITO : C

  • A Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta.

  • Questao CERTA Os famosos Rios voadores que são tão importantes levando chuva para o território brasileiro ... A questão(texto) não fala sobre, não explicitamente, faz deixar até com duvida, porém, com um pouco de conhecimento sobre esse processo, consegue ver que a questão está Correta.
  • Quem ta respondendo essa prova toda de geografia percebe que uma questão responde a outra. Incrível! rs

  • Gab : C

    Por conta dos rios voadores!

  • nta uma prolongada estiagem. Na Amazônia forma-se a massa de ar equatorial continental. É uma massa de ar quente e úmida, que se desloca em direção ao centro-sul levando chuva para essa região. A continuidade da intensidade e do volume dessa massa de ar depende da preservação da floresta amazônica. Segundo teoria nesse sentido, o desmatamento diminui a intensidade da formação da massa de ar. Quanto mais desmatada for a floresta, menos chuva chegará a região centro-sul proveniente de massas de ar formadas na Amazônia. Dessa forma, para alguns cientistas, o aumento do desmatamento na Amazônia é um dos fatores responsável pela estiagem prolongada no centro-sul do Brasil.

  • Amazônia é uma fonte de umidade importante para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste....

    Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/06/14/seca-sul-sudeste-conta-de-luz-desmatamento-amazonia.

  • Rios Voadores

  • CERTO

    • DES DE CRIANÇA QUE OUÇO "NÃO DESMATE" COMO VC QUER QUE CHOVA ASSIM!

    PMAL 2021

  • isso com certeza, pow, geografia foi dada nessa prova.

  • Conceito de ´´rios voadores´´. A amazônia produz muita úmidade que é conduzida por meio dessas correntes de ar que circulam em direção ao sul do Brasil. Com o desmatamento constatne essa evaporação ,geradora de umidade produzida pela floresta amazônica,reduz bastante e provoca,por consequência, redução das chuvas ao longo do território brasileiro.

  • Gabarito : Certo.

  • rios voadores ...