SóProvas


ID
254686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para se garantir que uma obra seja finalizada, atendendo-se aos
parâmetros de custo, prazo e qualidade, é necessário, além de um
planejamento bem elaborado, o controle físico-financeiro durante
a sua execução. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O cronograma físico-financeiro é elaborado com base na planilha de orçamentação, em conjunto com o cronograma de execução. Por meio do cronograma, é possível traçar a curva S do valor planejado.

Alternativas
Comentários
  • FONTE: http://quartaroli.wordpress.com/2010/03/22/curva-de-avanco-fisico-do-projeto-curva-s/

    Curva de Avanço Físico do Projeto – CURVA S março 22, 2010quartaroliDeixe um comentárioIr para os comentários  

    O que é CURVA S ?

           Eficiente instrumento gerencial de acompanhamento de projetos. Por sua concepção é possível identificar claramente os desvios entre o planejado e o realizado, de forma instantânea. Pelo histórico e o status atual podemos visualizar tendências, uma vez que seus resultados contemplam todo o ciclo de vida do projeto .

    A forma da Curva :

               O desempenho das atividades que compõem o projeto ou empreendimento não ocorre de forma linear. Muitos são os fatores que contribuem para estes aspectos. O objetivo do projeto; o contexto no qual o projeto está sendo desenvolvido; a quantidade de recursos; tempo, dinheiro e o próprio planejamento, são alguns dos fatores que influenciam no desempenho do projeto. O trabalho executado, distribuído em um espaço de tempo, via de regra, aumenta gradativamente até atingir um máximo (que na maioria das vezes acontece entre 50% e 60% deste período), tornando a baixar gradativamente, até o término do empreendimento. O modelo matemático que melhor representa estes fatos é a curva de Gauss. A forma gráfica do somatório destas parcelas (o valor acumulado), possui um traçado semelhante a um “S” (daí o nome: curva “S”).

    Como é possível perceber, a curva começa de forma deitada, considerando a inércia inicial do empreendimento, aumentando sua inclinação gradativamente até atingir a inclinação máxima em um ponto específico (geralmente entre 50% e 60%

     

     

     

     

    EAP   -  Estrutura Analítica do Projeto :

    Antes de ser traçada a curva “S” temos a necessidade de formalizar uma estrutura analítica para atender ao projeto (EAP), tanto no que se refere à organização (ver adiante), como para a distribuição dos pesos , de acordo com percentual do projeto como um todo.

       

    Um exemplo desta estrutura seria:

    Podemos observar que o somatório dos pesos das atividades 1, 2, 4 e 5 é 100, enquanto que a atividade 3 (Levantamento) propositalmente não totaliza 100 (que corresponderia a cem por cento do respectivo nível dentro do projeto). Em outras palavras: omitimos a outra parte (de 30) que totalizaria o nível 3 em 100.

  • CERTO

    Curva S = percentual acumulado (planejado, realizado, previsão) x tempo

    Cronograma físico-financeiro = evolução serviços com tempo + quantifica (custos e receitas) ---> distribuição temporal valores