SóProvas


ID
2547157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Existem vários tipos de extintores para uso em diferentes classes de incêndio. Os principais deles são: o extintor de pó químico (NaHCO3), que age por abafamento, interrompendo a combustão; o extintor de gás carbônico (CO2), que age por abafamento e resfriamento; o extintor de água (H2O), que age por resfriamento e, em parte, por abafamento; e o extintor de espuma mecânica, que age por abafamento e por resfriamento.

Com relação ao funcionamento desses tipos de extintores e aos seus componentes químicos, julgue o item a seguir.


Quando em funcionamento, o extintor de espuma facilita o contato do comburente com o combustível.

Alternativas
Comentários
  • O extintor de espuma DIFICULTA o contato do comburente com o combustível.

  • Chama-se comburente a toda substância que entrando em contato com o combustível permite a ocorrência da reação química que chamamos de combustão. Logo, se facilitar o contato com o combustível favoreceria a combustão. Portanto, gabarito errado.

  • O extintor de espuma mecânica contém, geralmente, uma mistura de água e líquido gerador de espuma. Esse tipo de extintor age primeiramente por abafamento e também por resfriamento, proporcionado pela água formada na decomposição da espuma. O líquido gerador de espuma, que pode possuir em sua composição tensoativos, hidrocarbonetos e solventes, atua na superfície do líquido inflamável que causa o incêndio (comburente), formando uma camada que protege esse líquido, isolando-o para que não entre em contato com o oxigênio do ar (comburente). 
    Dessa forma, o extintor de espuma dificulta o contato do comburente com o combustível para que o incêndio acabe. 
    Portanto, a afirmação apresentada neste item está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.