-
ERRADO
“O Brasil não saiu da Primeira Guerra industrializado, teve prejuízos, mas se atentou para as vantagens de se modernizar em um ritmo maior. Ainda que isso levasse um longo tempo para se concretizar”
FONTE: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/07/26/internas_economia,552065/saiba-como-a-1-guerra-mundial-influenciou-a-producao-de-cafe-em-minas.shtml
PM-MA 100% focado
-
Gab: Errado
Durante a I Guerra o Brasil vivenciou um "surto industrial", em parte por causa da diminuição das importações vindas da Europa.
Essa burguesia industrial cresceu graças ao apoio da oligarquia agrária.
Não se trata de um processo sistemático de substituição de importações, mas é importante para mudar a configuração econômica da 1ª república.
-
-
Gabarito: E.
Durante a Primeira Guerra Mundial, 1914 a 1918, o Brasil teve um pequeno surto industrial para atender ao mercado externo.
PM AL 2020
-
Na Primeira República aconteceu um pequeno desenvolvimento industrial, sobretudo no Estado de São Paulo. O desenvolvimento industrial em São Paulo foi, em parte, financiado pela prosperidade do negócio cafeeiro e a cidade de São Paulo concentrou grande parte desse crescimento industrial.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/primeira-republica.htm
-
O Brasil não se industrializou após a Primeira Guerra Mundial, porém se atentou para as vantagens de se modernizar em um ritmo maior, ainda que isso levasse um longo tempo para se concretizar.
-
O Brasil era muito dependente da economia agrária, onde as técnicas eram muito ultrapassadas. Foi onde o Ministro Ruy Barbosa teve a brilhante ideia de incentivar a industrialização no brasil. O que acabou gerando um efeito oposto, com várias empresas fantasmas, super inflação, entre outros fatores.
-
O Brasil foi forçado a se industrializar...
-
A economia do campo era até que boa, oque faltavam mesmo eram indústrias modernas.
-
Questão lógica, o Brasil msm sendo um país atrasado comparado a outras potências sempre esteve em processo de ascensão!