Xenofobia no Brasil
Os brasileiros em muitas partes do mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, são vítimas da xenofobia e, por isso, tratados de maneira preconceituosa. Essa realidade, porém, não impede que aqui em nosso país exista xenofobia contra outras pessoas. No Brasil, existem práticas da xenofobia contra estrangeiros, mas também contra brasileiros oriundos de diversas regiões do país.
Grupos estrangeiros que sofrem bastante com a xenofobia são os haitianos e venezuelanos, por causa do grande número de migrantes dessas nacionalidades no Brasil. Outras nacionalidades que são frequentemente alvos de preconceito em nosso país são bolivianos, angolanos, moçambicanos e pessoas de outras nacionalidades africanas.
Mas há também outro lado da xenofobia no Brasil. Aquela que é reproduzida contra os próprios brasileiros que são originários de outras regiões do país. Isso é muito comum em locais que recebem grande quantidade de pessoas à procura de emprego e de uma vida melhor. Em geral, esse preconceito manifesta-se muito contra pessoas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/xenofobia.htm
Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa.
Análise do item:
Em diversas partes do mundo, o desemprego estrutural já se demonstra como fenômeno crônico, reduzindo a quantidade de postos de trabalho disponíveis. Grupos políticos de orientação nacionalista atuando, sobretudo em países desenvolvidos, vêm associando à migração seus países com o aumento do desemprego, criando uma falsa retórica de "roubo de empregos" por parte de imigrantes. Estes imigrantes, em geral, se ocupam com vagas de baixa remuneração que são pouco procuradas pelos habitantes nativos destes países. Guerras, crises humanitárias e falta de perspectiva econômica em seus países de origem levam milhares de pessoas a migrar para outros países todos os anos e, devido à falta de postos de trabalho associada à uma retórica política xenófoba estes imigrantes acabam sendo alvo de ataques políticos, físicos e culturais tornando-se cada vez mais comum políticas restritivas à migração e hostilidade por parte de membros da população local.
Gabarito do professor: CERTO
CERTO.
Xenofobia é o preconceito contra indivíduos ou grupos por origem geográfica, que também pode estar associada a outros fatores como, etnia, cultura e religião.
Nas últimas 3 décadas, a xenofobia se acentuou no Ocidente contra imigrantes de países muçulmanos, especialmente nos EUA, e na Europa. Alguns acontecimentos conduziram ao agravamento desse quadro, como os atentados de Paris, em 1990, o 11 de setembro de 2001, nos EUA, e os atentados em Madri, 2004, e Londres, 2005. Além disso, a crise econômica global de 2008, que se abateu sobre as economias dos EUA e de países europeus tem agravado a xenofobia.
Nos EUA, o presidente Donald Trump foi eleito, em 2016, com bandeiras políticas xenofóbicas contra povos muçulmanos e contra imigrantes latinos. Inclusive colocou em prática políticas cruéis de deportação de imigrantes ilegais e separação de crianças, muitas nascidas nos EUA, de seus pais imigrantes. Uma das principais bandeiras de Trump foi a promessa de construção de um muro na fronteira entre o México e os EUA que, por falta de apoio do Congresso, ainda não se efetivou.
Recentemente, o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) também teve como um dos motivos a xenofobia, pois os ingleses alegavam que a livre circulação de trabalhadores entre os países europeus roubava os empregos na Inglaterra. A solução seria o país sair da União Europeia e passar a controlar quem entra e sai do país, diminuindo, dessa forma, a entrada de imigrantes ilegais e de trabalhadores de outros países, europeus ou não europeus.
Com o agravamento da crise econômica e política brasileira, a partir de 2014, cresceu o número de brasileiros que migram para a Europa, principalmente para Portugal, e isso tem provocado reação negativa de muitos portugueses. Entretanto, a xenofobia também é pratica por brasileiros, inclusive contra outros brasileiros: o preconceito contra migrantes nordestinos, em São Paulo e Rio de Janeiro, é um exemplo, e a violência contra imigrantes venezuelanos é outro exemplo.
Referências:
Marrocos
Disponível em:<https://www.infoescola.com/africa/marrocos/>. Acesso em 22 de maio de 2020
Atentados de 11 de março de 2004 em Madrid
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentados_de_11_de_mar%C3%A7o_de_2004_em_Madrid>. Acesso em 22 de maio de 2020
Atentados de 7 de julho de 2005 em Londres
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentados_de_7_de_julho_de_2005_em_Londres>. Acesso em 22 de maio de 2020
Argélia x França: relações explosivas
Disponível em:<https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/argelia-x-franca-relacoes-explosivas-435070.phtml>. Acesso em 22 de maio de 2020
Brexit faz xenofobia ressurgir no Reino Unido
Disponível em:<https://exame.com/mundo/brexit-faz-xenofobia-ressurgir-no-reino-unido/>. Acesso em 22 de maio de 2020
A