SóProvas


ID
2547229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto 1A7AAA

      A globalização e a Terceira Revolução Industrial são processos interligados e interdependentes, que se influenciam mutuamente, pois, por um lado, não haveria a integração planetária sem as novas tecnologias e, por outro lado, traços essenciais dessa nova revolução industrial — tais como a maior importância do mercado global frente aos nacionais, a concorrência e os preços sendo cada vez mais definidos na escala internacional, a produção interdependente (uma peça é fabricada em um país e outra em uma economia nacional diferente), as empresas em rede — não seriam possíveis sem o avançar da globalização.

José William Vesentini. Nova ordem, imperialismo e geopolítica global.

Campinas: Papirus, 2003. p. 103 (com adaptações).

Texto 1A7BBB

     Embora tenham sido aspectos sempre presentes na História humana, as migrações assumiram dimensão ainda maior na era contemporânea, estimuladas por avanços tecnológicos nos setores de transportes e comunicações, pela acelerada internacionalização da economia e pelo agravamento de disparidades sociais e econômicas entre regiões e países.

Maria Rita Fontes Faria. Migrações internacionais no plano multilateral.

Brasília: FUNAG, 2015. p. 23 (com adaptações).

Considerando os textos precedentes e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.


O aumento dos fluxos migratórios tem provocado a escalada de manifestações de xenofobia — a discriminação ao estrangeiro — e etnocentrismo — visão de mundo que considera determinadas nações, nacionalidades ou etnias socialmente mais importantes que outras.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO. Só lembrar da crise de refugiados no Oriente Médio; e agora, também, no Brasil com os Venezuelanos.

  • Xenofobia no Brasil

    Os brasileiros em muitas partes do mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, são vítimas da xenofobia e, por isso, tratados de maneira preconceituosa. Essa realidade, porém, não impede que aqui em nosso país exista xenofobia contra outras pessoas. No Brasil, existem práticas da xenofobia contra estrangeiros, mas também contra brasileiros oriundos de diversas regiões do país.

    Grupos estrangeiros que sofrem bastante com a xenofobia são os haitianos e venezuelanos, por causa do grande número de migrantes dessas nacionalidades no Brasil. Outras nacionalidades que são frequentemente alvos de preconceito em nosso país são bolivianos, angolanos, moçambicanos e pessoas de outras nacionalidades africanas.

    Mas há também outro lado da xenofobia no Brasil. Aquela que é reproduzida contra os próprios brasileiros que são originários de outras regiões do país. Isso é muito comum em locais que recebem grande quantidade de pessoas à procura de emprego e de uma vida melhor. Em geral, esse preconceito manifesta-se muito contra pessoas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/xenofobia.htm

  • Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

  • Certo.

    Ao mesmo tempo que a globalização agrega, também segrega, muito.

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa.
    Análise do item:

    Em diversas partes do mundo, o desemprego estrutural já se demonstra como fenômeno crônico, reduzindo a quantidade de postos de trabalho disponíveis. Grupos políticos de orientação nacionalista atuando, sobretudo em países desenvolvidos, vêm associando à migração seus países com o aumento do desemprego, criando uma falsa retórica de "roubo de empregos" por parte de imigrantes. Estes imigrantes, em geral, se ocupam com vagas de baixa remuneração que são pouco procuradas pelos habitantes nativos destes países. Guerras, crises humanitárias e falta de perspectiva econômica em seus países de origem levam milhares de  pessoas a migrar para outros países todos os anos e, devido à falta de postos de trabalho associada à uma retórica política xenófoba estes  imigrantes acabam sendo alvo de ataques políticos, físicos e culturais tornando-se cada vez mais comum políticas restritivas à migração e hostilidade por parte de membros da população local.  


    Gabarito do professor: CERTO 


  • GABARITO: CORRETO.

    Existe xenofobia até mesmo partida de brasileiros contra brasileiros, nesse caso, região do Brasil X VS região do Brasil Y... imagina no cenário global...

  • CERTO.

    Xenofobia é o preconceito contra indivíduos ou grupos por origem geográfica, que também pode estar associada a outros fatores como, etniacultura religião

    Nas últimas 3 décadas, a xenofobia se acentuou no Ocidente contra imigrantes de países muçulmanos, especialmente nos EUA, e na Europa. Alguns acontecimentos conduziram ao agravamento desse quadro, como os atentados de Parisem 1990, o 11 de setembro de 2001, nos EUA, e os atentados em Madri, 2004, e Londres, 2005. Além disso, a crise econômica global de 2008, que se abateu sobre as economias dos EUA e de países europeus tem agravado a xenofobia. 

    Nos EUA, o presidente Donald Trump foi eleito, em 2016, com bandeiras políticas xenofóbicas contra povos muçulmanos e contra imigrantes latinos. Inclusive colocou em prática políticas cruéis de deportação de imigrantes ilegais e separação de crianças, muitas nascidas nos EUA, de seus pais imigrantes. Uma das principais bandeiras de Trump foi a promessa de construção de um muro na fronteira entre o México e os EUA que, por falta de apoio do Congresso, ainda não se efetivou. 

    Recentemente, o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) também teve como um dos motivos a xenofobia, pois os ingleses alegavam que a livre circulação de trabalhadores entre os países europeus roubava os empregos na Inglaterra. A solução seria o país sair da União Europeia e passar a controlar quem entra e sai do país, diminuindo, dessa forma, a entrada de imigrantes ilegais e de trabalhadores de outros países, europeus ou não europeus. 

    Com o agravamento da crise econômica e política brasileira, a partir de 2014, cresceu o número de brasileiros que migram para a Europa, principalmente para Portugal, e isso tem provocado reação negativa de muitos portugueses. Entretanto, a xenofobia também é pratica por brasileiros, inclusive contra outros brasileiros: o preconceito contra migrantes nordestinos, em São Paulo e Rio de Janeiro, é um exemplo, e a violência contra imigrantes venezuelanos é outro exemplo. 

    Referências:

    Marrocos

    Disponível em:<https://www.infoescola.com/africa/marrocos/>. Acesso em 22 de maio de 2020

    Atentados de 11 de março de 2004 em Madrid

    Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentados_de_11_de_mar%C3%A7o_de_2004_em_Madrid>. Acesso em 22 de maio de 2020

    Atentados de 7 de julho de 2005 em Londres

    Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentados_de_7_de_julho_de_2005_em_Londres>. Acesso em 22 de maio de 2020

    Argélia x França: relações explosivas

    Disponível em:<https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/argelia-x-franca-relacoes-explosivas-435070.phtml>. Acesso em 22 de maio de 2020

    Brexit faz xenofobia ressurgir no Reino Unido

    Disponível em:<https://exame.com/mundo/brexit-faz-xenofobia-ressurgir-no-reino-unido/>. Acesso em 22 de maio de 2020

    A

  • Pra quem quiser ver mais sobre o posicionamento da CESPE, vejam as questões de atualidades-PMAL