SóProvas


ID
2547415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                            (...)

                                             Disse ele que agora

                                             Só me amava como esposa

                                             Não como star

                                             Me amassou as rosas

                                             Me queimou as fotos

                                             Me beijou no altar


                                             Nunca mais romance

                                             Nunca mais cinema

                                             Nunca mais drinque no dancing

                                             Nunca mais cheese

                                             Nunca uma espelunca

                                             Uma rosa nunca

                                             Nunca mais feliz

                                                    A história de Lily Braun. Internet:< www.letras.mus.br>.

Considerando que a canção A história de Lily Braun, de Chico Buarque, descreve uma situação que reflete o tratamento tradicionalmente dado à mulher no Brasil, julgue o item subsequente, em relação à mulher na sociedade brasileira.


A eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2011 e 2014, é reflexo da crescente participação da mulher na política brasileira, especialmente no Poder Legislativo, já que as mulheres ocupam quase metade das vagas na Câmara dos Deputados.

Alternativas
Comentários
  • Que a eleição da Dilma à Presidência é reflexo da participação da mulher é verdade, mas dizer que elas ocupam metade das vagas na Câmara é errado. 

  • Em um ranking que avalia a penetração política por gêneros em 146 países, preparado pela União Interparlamentar, o Brasil ocupa o modesto 110º lugar, atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa.

    Embora representem 51,7% dos eleitores brasileiros, a participação das mulheres na Câmara dos Deputados é de 9%, número semelhante aos 10% registrados no Senado. São Paulo, a maior cidade do País, possui os mesmos 9% de vereadoras na Câmara Municipal. No Poder Executivo, a situação não é diferente: das 26 capitais, somente duas têm mulheres como prefeitas.

    A tímida representação feminina no Poder Legislativo se mantém inalterada mesmo depois da aprovação da Lei Eleitoral 9.100, promulgada em 1995, segundo a qual 20% dos postos deveriam ser ocupados pelas mulheres. Em 1997 é alterada para o mínimo de 30%.

     

    Fonte: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/mulheres-na-politica

  • GABARITO: ERRADO.

     

    Apesar de o Brasil ter legislação específica para garantir a presença feminina na política, o país amarga intensa desigualdade quanto à ocupação de cadeiras parlamentares pelas mulheres. Em um ranking de 190 países, o Brasil ocupa a 152ª posição em relação ao percentual de parlamentares homens e mulheres na Câmara dos Deputados.

     

    A lei em vigor atualmente prevê que pelo menos 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino. Em 2016, contudo, as mulheres representaram 86% dos 18,5 mil candidatos que não receberam voto. Por isso, as eleições de 2018 serão um desafio para a lei.

     

    Na composição atual da Câmara, somente 55 dos 513 deputados são mulheres (10,7%). No Senado, o percentual é um pouco maior. Dos 81 senadores, 12 são mulheres, o que representa 14,8%.

     

    https://g1.globo.com/politica/noticia/em-ranking-de-190-paises-sobre-presenca-feminina-em-parlamentos-brasil-ocupa-a-152-posicao.ghtml

  • As mulheres não ocupam nem um terço.

    Gab errado

  • A eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2011 e 2014, é reflexo da crescente participação da mulher na política brasileira, especialmente no Poder Legislativo, já que as mulheres ocupam quase metade das vagas na Câmara dos Deputados.

    Gab. ERRADO.