SóProvas


ID
2547673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das consequências das ações antrópicas sobre os ecossistemas, julgue o item subsequente.


A intensificação das queimadas intencionais no Cerrado, para a prática agropecuária, aumenta a germinação de sementes, o rebrotamento dessa vegetação e a disponibilidade de alimentos para os animais, sendo, portanto, benéfica para o ambiente.

Alternativas
Comentários
  • gab ERRADO


     Portanto, benéfica para o ambiente.


    nunca na galáxia.

  • A intensificação das queimadas intencionais no Cerrado, para a prática agropecuária, aumenta a germinação de sementes, o rebrotamento dessa vegetação ..correto

  • A prática agropecuária consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais (alimentação), criação de animais e produção de matérias primas que são transformadas em outros produtos. As queimadas para essa prática ocorrem com frequência no Cerrado, por ser uma opção que gera custos baixos no preparo inicial do solo. Quando essas queimadas ocorrem de forma natural, o solo se recupera rápido e a germinação das sementes é aumentada, mas se são causadas de forma intencional, ocorre a perda na biodiversidade, prejudicando fauna e flora do Cerrado. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    As queimadas intencionais no Cerrado não são benéficas para o ambiente, pois prejudicam a biodiversidade. 
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Queimadas naturais no Cerrado são benéficas, porém a questão fala em queimadas intencionais, logo está ERRADA.

  • A intensificação das queimadas intencionais no Cerrado, para a prática agropecuária, aumenta a germinação de sementes, o rebrotamento dessa vegetação e a disponibilidade de alimentos para os animais, sendo, portanto, benéfica para o ambiente.

    Gab. ERRADO.

  • CERRADO

    O Bioma Cerrado ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território brasileiro. Algumas sementes dependem do choque térmico que ocorre com a QUEIMADA, favorecendo a germinação e aumentando, assim, a dispersão vegetal. Exemplos de animais/vegetações: onça-pintada e ipê.