SóProvas


ID
2549236
Banca
AOCP
Órgão
DESENBAHIA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização formal pode ser representada pelas relações hierárquicas e a disposição formal dos postos de trabalho em um organograma. Assinale a alternativa que apresenta o que mostram as linhas de um organograma, como alguns dos pontos básicos de uma estrutura organizacional formal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    organograma em linhas gerais é um gráfico que representa de maneira estrutural formal de uma organização. Diz-se que o primeiro organograma foi criado por Daniel C. McCallum que era um administrador de ferrovias do ano de 1856. Ele criou o organograma com o intuito de mostrar como estavam dispostas as unidades funcionais de sua empresa, a hierarquia e as relações de comunicação. Estas são basicamente as informações que devem conter um organograma atual.

    O organograma deve conter as relações hierárquicas dentro de uma empresa, como a distribuição de setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre estes dentro da organização.

     

    Fonte: https://organograma.net/

  • Letra A.

    Complementando...

     

    Estrutura formal: planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Dá ênsafe à autoridade, à responsabilidade, à comunicação e ao processo decisório. Mostra as relações entre os departamentos, os cargos e as funções, apresentados sob a forma de retângulos, que demonstram como é realizada a divisão do trabalho, os critérios de departamentalização, os níveis hierárquicos, estabelecendo o processo decisório. As linhas indicam a cadeia de comando (relação chefe e subordinado), que expressa a distribuição de autoridade, do topo até a base.

    Só por curiosidade: Estrutura informal: são as redes de relações sociais e pessoais. Não são reconhecidas oficialmente nas organizações. Proporciona maior rapidez ao processo decisório, reduz distorções. complementa a estrutura formal, motiva e integra as pessoas.

     

    Fonte: Administração Geral e Pública para concursos - Elisabete de Abreu e Lima Moreira, 2016

  • Ainda não entedi...

  • Errei, mas depois de avaliá-la novamente, meu cérebro chegou ao seguinte consenso:
    As relações de supervisão -> Refere-se ao níveis funcionais de supervisão, por exemplo, na estrutura de um organograma, temos o chefe; a área de marketing; e a respectiva supervisão atrelada a esta, de maneira didática, para fácil compreensão das equipes. 
    E os canais de comunicação: Relação de comunicação entre as áreas e seus respectivos setores, como no caso acima, a área de marketing se relaciona diretamente com a área desdobrada abaixo dela e assim sucessivamente, o que não faz muito sentido, mas enfim. O esquema é: encontrar a menos errada, nos demais casos, não tem muito a ver com o organograma em sí. 

  • As relações de supervisão na questão são os níveis de supervisor com o plano operacional e os canais de comunicação do organograma, tudo bem a letra A estar correta, mas a letra E também estaria, pois os canais de comunicação e os níveis de gerência são perfeitamente possíveis, por exemplo é só estarem ligados a Diretores, que por sua vez estão ligados à Presidencia e teríamos canais de comunicação ligados a níveis de gerência. De qquer forma acredito que a letra A esteja certa.

  • O que a questão está querendo saber é o que significam as linhas do organograma, ou seja, aqueles tracinhos, ou linhas que ligam um departamento ao outro (que ligam um retângulo ao outro). Essas linhas mostram quem está subordinado a quem e quem se comunica com quem, porque essas linhas (os tracinhos) ligam o departamento superior ao departamento subordinado. Por exemplo: No organograma tem a Gerência de Recursos Humanos e uma linha liga esse departamento ao Departamento de Folha de Pagamento. Ou seja, a resposta é a letra A. 

  • Lendo um organograma, você pode entender vários aspectos:

    divisão do trablaho

    relação de supervisão

    canais de comunicação

    subdivisões principais

    niveís hierárquicos

    Rodrigo Rennó

  • Gab. A

     

    CARACTERÍSTICAS DO ORGANOGRAMA: Criado essencialmente para dar representação gráfica às relações entre cargos na organização, o organograma tem, basicamente, duas partes interligadas - linhas e retângulos -, sendo que as primeiras representam o fluxo da autoridade na organização e os últimos os cargos entre os quais flui a autoridade.

     

     

    Fonte:  goo.gl/kXgH3q

     

  • Gab A

    O organograma apresenta a estrutura FORMAL da organização.

     

    Linhas :

    Relação de supervisão :linhas mostram quem se reporta a quem;

    Canais de comunicação :linhas mostram os canais de comunicação;

  • Em 09/07/2018, às 20:10:13, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 01/06/2018, às 22:00:25, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 17/03/2018, às 14:00:09, você respondeu a opção B.Errada!

  • É possível verificar no organograma:

    a) Divisão de trabalho.

    b) Relação de supervisão (subordinação).

    c) Canais de comunicação.

    d) Critérios de departamentalização.

    e) Níveis hierárquicos.

  • Em 18/01/19 às 11:56, você respondeu a opção D.

    Em 12/01/19 às 22:33, você respondeu a opção D.

    Eu sigo insistindo na D. :(


  • Gabarito A

    A estrutura organizacional formal é o próprio organograma.

    RENNO (2013) nos ensina que os aspectos de um organograma são: divisão do trabalho, relação de supervisão, canais de comunicação, subdivisões principais e níveis hierárquicos.

  • As relações de supervisão e os canais de comunicação.

    A divisão do trabalho e as principais subunidades.

    Os níveis de gerência e as principais subunidades.

    Os níveis de gerência e a divisão do trabalho.

    Os canais de comunicação e os níveis de gerência.

    Os aspectos são:

    *divisão do trabalho

    *relações de supervisão

    *canais de comunicação

    *subdivisões principais

    *Níveis hierárquicos

  • Mostra tudo isso. Aff

  • Organograma é um gráfico que representa visualmente a estrutura organizacional de uma instituição ou empresa. O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações entre os diferentes setores da organização.

    O organograma empresarial pode ser apresentado de diversas maneiras, sendo o modelo vertical um dos mais populares. Neste caso, cada órgão da instituição é representado com os respectivos responsáveis pelos setores, organizados de forma hierárquica, sendo os postos mais altos localizados no topo da estrutura, seguidos por seus respectivos subordinados.

    O principal objetivo do organograma é ajudar a esclarecer dúvidas sobre a organização da empresa, seja para os próprios membros da empresa, para parceiros, fornecedores ou clientes.

    Os primeiros organogramas teriam surgido em meados do século XIX, autoria do engenheiro ferroviário Daniel Craig McCallum, considerado um dos pioneiros a organizar os princípios modernos de gerenciamento.

  • Sigo não acertando as questões da AOCP.

  • Acho que o "X" da questao está na palavra LINHAS (o que mostram as linhas de um organograma)

  • As linhas do organograma mostram as relações de supervisão e os canais de comunicação.

    Níveis de gerência são mostrados pelo número de "andares" do organograma, não pelas linhas. E as principais subunidades são mostradas pela departamentalização.