SóProvas


ID
2549254
Banca
AOCP
Órgão
DESENBAHIA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Qual é o tipo de autoridade que tem o seu apogeu com o modelo burocrático de organização e é reconhecido através da hierarquia?

Alternativas
Comentários
  • C)

    3.3. Administração Pública burocrática
    Em face da desorganização do Estado em termos de prestação de serviços públicos e da ausência de um projeto de desenvolvimento para a nação, aliadas à corrupção e ao nepotismo comuns na área pública, um novo modelo de administração se fazia necessário. Era preciso reestruturar e fortalecer a Administração Pública para que pudesse cumprir suas novas funções. O surgimento das organizações de grande porte, a pressão pelo atendimento de demandas sociais, o crescimento da burguesia comercial e industrial indicavam que o Estado liberal deveria ceder seu espaço a um Estado mais organizado e de cunho econômico.
    Atenção → Enquanto no mundo a burocracia surge envolta no capitalismo e na democracia, no Brasil ela surge no período militar e se desenvolve em plena ditadura.
    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).16

    Atenção → A Administração Pública burocrática surgiu com a filosofia de combater as práticas patrimonialistas.
    Por outro lado, o controle – a garantia do poder do Estado – transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em consequência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade. A qualidade fundamental da Administração Pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a autorreferência e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos. Este defeito, entretanto, não se revelou determinante na época do surgimento da Administração Pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos. Nessa época, o Estado limitava-se a manter a ordem e administrar a justiça, a garantir os contratos e a propriedade.

  • GABARITO C

    Modelo burocrático:

    hierarquia funcional;

    impessoalidade;

    formalismo;

    poder racional legal;

    formalismo exagerado;

    preocupação excessiva com controle

    redução praticas patrimonialistas

    Fonte: PDF Giovanna Carranza

  • Alternativa C

     

    Teoria Burocrática da Administração é uma estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. Para Weber, a ideia de burocracia está intrinsecamente ligada ao conceito de autoridade. Segundo ele, existem três formas de autoridade:

    Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Pode ser encontrada nas figuras dos patriarcas e anciões, principalmente das sociedades antigas, apesar de ainda hoje existirem. 

    Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. Os seguidores reverenciam seus feitos, sua história e qualidades pessoais. 

    Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo(hierarquia) e não na pessoa que o exerce.

  • AOCP, mal sabem formular questões #lixo

  • As bancas já não tem mais criatividade para elaborar questões. Elas passaram a copiar ou parafrasear questões antigas. Como exemplo, em 2014 essa mesma questão foi cobrada pelo "Instituto AOCP", vejam:

    "Segundo Max Weber o poder está relacionado ao uso da força ou da coerção e a autoridade pressupõe o exercício da obediência às regras e às normas devido à crença de que as mesmas devem ser acatadas. Weber identificou três tipos de autoridade que são exercidas nas organizações sociais com base em fontes legítimas. Assinale a alternativa que apresenta a autoridade que tem seu apogeu com o modelo burocrático de organização e é reconhecido através da hierarquia, pois os diferentes níveis representam a posição ocupada pelo indivíduo e determina o grau de autoridade que pode ser exercido por direito pelo ocupante do cargo.

    Fonte:

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos modelos de administração pública, sendo mais especificamente cobrado o modelo burocrático.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização do modelo burocrático.

    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal.

    Nesta esteira, Max Weber realizou, no início do século XX, estudos sobre poder e identificou três tipos de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal, as quais são exercidas nas organizações sociais com base em fontes legítimas.

    A autoridade tradicional não é racional, sendo transmitida por herança, o líder comanda em virtude do status de herdeiro ou sucessor e as ordens são obedecidas pela tradição. Cabe ressaltar que este tipo de autoridade é muito encontrado no modelo patrimonialista, por exemplo, nos reinados da monarquia absolutista.

    Já na autoridade carismática privilegia os dotes naturais para a liderança, pois entende que a autoridade é fruto das características pessoas (carisma). Deste modo, dotes naturais são essenciais para a liderança, com isso a liderança pode ser considerada nata.

    Por fim, na autoridade racional-legal, que teve seu apogeu no modelo burocrático de organização, é reconhecida e legitimada por meio de leis que definem as relações entre chefias e empregados nas organizações.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Errado, pois a autoridade tradicional guarda relação com o modelo patrimonialista e não com o burocrático.

    B) Errado, pois a autoridade carismática não foi o tipo de autoridade que teve seu apogeu no modelo burocrático, mas o modelo racional-legal.

    C) Certo, pois na autoridade racional-legal, que teve seu apogeu no modelo burocrático de organização, é reconhecida e legitimada por meio de leis que definem as relações entre chefias e empregados nas organizações.

    D) Errado, pois não é um dos três tipos de autoridade proposto por Max Weber.

    E) Errado, pois não é um dos três tipos de autoridade proposto por Max Weber.


    Gabarito do Professor: Letra C.