SóProvas


ID
2549356
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um filme de ação, foram dadas, por telefone, instruções para se usar um lápis amarrado em um cadarço esticado (L) que estava fixado pela outra ponta a um prego fincado em um ponto de um mapa. Assim, devia-se traçar uma circunferência de raio L no mapa. Porém, ao invés disso, uma circunferência de raio R < L foi traçada. Considerando-se RM a média aritmética de L e R, e que a área de um disco de raio R é A(R) = πR² , então a diferença das áreas dos discos de raios L e R é:

Alternativas
Comentários
  • Acho que a maioria que acertou essa questão não sabe explicar o porquê dos cálculos. Essa banca tem muitas questões que são de observação. Não se necessita de muitos cálculos, mas sim observar e mudar algumas coisinhas. Acertei organizando a equação Rm = L + R/2, ficando : 2Rm = L + R.. Aí pelo enunciado que quer a diferença das duas áreas de raio L e R, eu usei a intuição ( L - R ). Não sei se meu raciocínio está certo, mas essa banca cobra muitas questões desse tipo. 

    GAB. B

  • Sabendo que:

    Rm = (L + R)/então2Rm = L + R  (raio médio)

    Quer Saber a diferença da área L - área R então:

    Diferença= pi x L² - pi x R²    (colocando o "pi" em evidencia) fica:

    Diferença= pi x ( L² - R²)   (Lembram daquele principio a² - b² = (a+b).(a-b)? então, é mesma coisa L² - R² = (L+R).(L-R) e substitui) fica:

    Diferença= pi x (L+R). (L-R)        (Lembra la no início que 2Rm=L+R? Substitui também) fica:

    Diferença=pi x 2Rm . (L-R)