-
(A)
1. Oficio---------> meio de comunicação formal entre agentes administrativos.
2. Circular-------> meio pela qual autoridades transmitem ordens uniformes.
3. Portaria-------> fórmula pela qual, autoridades inferiores ao chefe do executivo, expedem orientações gerais ou específicas.
4. Despacho----> fórmula pela qual autoridades administrativas manifestam decisões finais em processos administrativos submetidos à sua apreciação.
-
Achei essa questão de extrema subjetividade e abrangência, dando brecha para muitos recursos.
Resolvi ligando o termo "decisões finais" à modalidade "despacho". Como só havia uma resposta com essa opção, marquei-la.
-
O ofício serve para os demais, inclusive particulares.
Circular não há destinatário específico, ou seja é uniforme como coloca a questão.
-
Nossa, também achei essa questão bem subjetiva, respondi com base no despacho
-
1,2, 3 e 4 na sequência. Coisa bastante rara em concurso.
-
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares
memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Mensagem É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
Telegrama- Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão
CIRCULAR Informação de circulação interna. Destinada aos órgãos interessados. Constitui um aviso, porém com responsabilidade quanto ao cumprimento. O desconhecimento implica responsabilidade
REQUERIMENTO - Processo formal de solicitar algo que pareça legal ao requerente.
RELATÓRIO - Histórico ou relato de assunto específico, ocorrências ou serviços executados.
ATA - Histórico. Relato de uma sessão ou reunião para tomada de decisões ou providências.
-
1. Oficio => meio de comunicação formal entre agentes administrativos.
2. Circular => meio pela qual autoridades transmitem ordens uniformes.
3. Portaria => fórmula pela qual, autoridades inferiores ao chefe do executivo, expedem orientações gerais ou específicas.
4. Despacho => fórmula pela qual autoridades administrativas manifestam decisões finais em processos administrativos submetidos à sua apreciação.
GABARITO LETRA A
-
Circular: quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor.
Portanto, o circular é uniforme.
Fonte: MRPR
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à definição de alguns tipos de documento (ofício, circular, portaria e despacho). Vamos à análise:
1. O
ofício é a correspondência utilizada para tratar de assuntos
administrativos, destinada a outros órgãos públicos e privados e a pessoas em
geral. Sendo assim, verificamos que este
documento corresponde à primeira definição.
2. A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor,
remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Ela tem o objetivo de
transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos
e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Dessa forma, verificamos que este
documento corresponde à segunda definição.
3. A portaria é um ato pelo qual as autoridades inferiores ao chefe do
executivo determinam providências de caráter administrativo,
visando a estabelecer normas de serviço e procedimentos para o (s) órgão (s), bem
como definir situações funcionais e medidas de ordem disciplinar. Desse modo, verificamos que este
documento corresponde à terceira definição.
4. O despacho é a decisão ou o encaminhamento
emanado de autoridade administrativa acerca de assunto submetido a sua
apreciação. Nesse sentido, verificamos que este
documento corresponde à quarta definição.
Com base na exposição acima, podemos verificar que a sequência correta é 1, 2, 3 e 4. Assim, a alternativa que responde ao item é a letra A.
Gabarito: Letra A
-
Tudo é ofício agora. Mas é uma boa questão para treino.
-
1. O ofício é a correspondência utilizada para tratar de assuntos administrativos, destinada a outros órgãos públicos e privados e a pessoas em geral. Sendo assim, verificamos que este documento corresponde à primeira definição.
2. A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Ela tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Dessa forma, verificamos que este documento corresponde à segunda definição.
3. A portaria é um ato pelo qual as autoridades inferiores ao chefe do executivo determinam providências de caráter administrativo, visando a estabelecer normas de serviço e procedimentos para o (s) órgão (s), bem como definir situações funcionais e medidas de ordem disciplinar. Desse modo, verificamos que este documento corresponde à terceira definição.
4. O despacho é a decisão ou o encaminhamento emanado de autoridade administrativa acerca de assunto submetido a sua apreciação. Nesse sentido, verificamos que este documento corresponde à quarta definição.
Sequencia: 1, 2, 3 e 4
Letra A