SóProvas


ID
2550298
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No cuidado da pessoa com hipertensão arterial sistêmica, é INCORRETO considerar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.SBC.2016

     

     

     

    C) Errado.

     

    O correto não é incentivar o sedentarismo e sim evitá-lo.

     

    Observou-se associação significativa entre HA e idade, sexo masculino, sobrepeso, adiposidade central, sedentarismo nos momentos de folga e durante o trabalho, escolaridade inferior a 8 anos e renda per capita < 3 salários mínimos.

  • Gabarito C,

    Umas das causas e Sedentarismo,tabagismo,stress,Vida loka...

    Durante a consulta de enfermagem, deve-se priorizar o cuidado dos fatores de risco que influenciam o controle da hipertensão, ou seja, as mudanças no estilo de vida, o incentivo ao sedentarismo, a redução do peso corporal e o abandono do tabagismo. 

  • Combate-se o sedentarismo e não o incentiva. 

  • Segundo o Ministério da Saúde a hipertensão sistólica é muito comum em idosos. O objetivo é a redução gradual da PA para valores abaixo de 140/90mmHg. Na presença de valores muito elevados de PA sistólica podem ser mantidos inicialmente níveis de até 160mmHg. Não está bem estabelecido o nível mínimo tolerado da PA diastólica. A alternativa A está correta.

    Hipotensão ortostática: é diagnosticada quando os níveis de pressão sistólica diminuem 20 mmHg ou mais ou os níveis diastólicos diminuem 10 mmHg ou mais, um a três minutos após o paciente assumir a postura ereta, com ocorrência em um de cada seis idosos hipertensos. A alternativa B está correta.

    A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, predispostos à hipertensão. As medidas são equivalentes às propostas para tratamento não medicamentoso da HAS, também chamadas de promoção de mudança no estilo de vida, que incluem, redução do peso corporal com IMC normal (18,5 e 24,9 kg/m2), alimentação saudável, atividade física e moderação no consumo de álcool. A alternativa C está errada já que o sedentarismo não deve ser estimulado.

    Pessoas com PA entre 130/85 a 139/89mmHg deverão fazer avaliação para identificar a presença de outros fatores de risco (FR) para doença cardiovascular. Na presença desses fatores, a pessoa deverá ser avaliada pela enfermeira, em consulta individual ou coletiva, com o objetivo de estratificar o risco cardiovascular. A alternativa D está correta.

    Todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta, atividades educativas, procedimentos, entre outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação da PA nos últimos dois anos, deverá tê-la verificada e registrada. A primeira verificação deve ser realizada em ambos os braços. A última alternativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.