SóProvas


ID
2550313
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a higienização das mãos, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

     

    De acordo com o artigo A utilização do Álcool no Processo de Higienização das Mãos.UFRS

     

     

     

    c) Errado.

     

    A flora normal da pele é dividida em residente e transitória.

     

    A flora residente é composta por elementos que estão aderidos nos estratos mais profundos da camada da córnea, formando colônias de microorganismos que se multiplicam e se mantém em equilíbrio com as defesas do hospedeiro.Os componentes mais comuns nessa flora são Staphylococcus cougulase negativo, microcos e algumas espécies de corinebacterias ( ROTTER, 1999). Esses microorganismos são de difícil remoção, mas com a descamação natural da pele e a produção de suor, alguns desses microorganismos são removidos pra camadas mais superficiais e eliminadas no meio ambiente.

     

    A flora transitória é composta por microorganismos que se depositam na superfície da pele, provenientes de fontes externas, colonizando temporariamente os estratos córneos mais superficiais.Os microorganismos mais comuns são as bactérias gram-negativas (enterobactérias, psedomonas, bactérias aeróbicas formadoras de esporos, fungos e vírus) possuindo um maior potencial patogênico (ROTTER,1999).

     

    Apesar da utilização de água e sabão reduzir facilmente a população de microorganismos nas mãos, está não se torna eficiente para a destruição de toda flora existente.O uso de agentes anti-sépticos são necessários devido a ação germicida sobre esses microorganismos (ROTTER,1999).

     

    Atualmente, o emprego de soluções à base de álcool na higienização das mãos vem sendo divulgadas e a resposta a essa técnica mostram-se favoráveis, além da desinfecção do ambiente e de artigos médicos-hospitalares.