SóProvas


ID
2550379
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Infecção fúngica, com predileção para homens, em que muitos estão envolvidos com a agricultura, apresenta-se inicialmente como uma infecção pulmonar, podendo disseminar por via linfática ou hematogênica. As lesões bucais são ulcerações com aspecto semelhante a amoras, mais em gengiva, mucosa alveolar e palato com possibilidade para acometer lábios, mucosa jugal e orofaringe. Com base na descrição apresentada, é correto afirmar que a infecção citada é a

Alternativas
Comentários
  • paracoccidioidomicose infecção restrita à América Latina causada pelo Paracoccidiodes brasiliensis, que produz uma micose crônica com granulomas ulcerativos da mucosa da boca e do nariz, linfadenopatia regional e geral acometendo os pulmões, a partir dos quais se espalha para a pele, baço e outros órgãos; blastomicose brasileira.

  • A cavidade oral na maioria dos casos é acometida de forma secundária, sendo o palato e a gengiva os locais mais acometidos. As lesões são ulceradas e apresentam um aspecto granular (multiplos pontos hemorrágicos) que na literatura é descrita como aspecto moriforme (ou "mulberry-like" em inglês), por lembrar o aspecto de frutas vermelhas. Essas lesões geralmente são multifocais e apresentam sintomatologia dolorosa. O envolvimento do palato pode provocar perfuração e consequentemente, causar uma comunicação buconasal. Infecções primárias em cavidade oral são bastante incomuns, e quando ocorrem, tentem a acometer áreas com comprometimento da defesa, como áreas de extração recente e grandes ulcerações.

  • criptococose