-
Esses fundamentais - gênero, espécie, matéria, espaço e tempo - são de outro autor.
-
A CDD baseia-se na inversão da classificação de Bacon, que fundamenta-se nas faculdades humanas da MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO e RAZÃO. Pra entender melhor essa inversão ver quadro 1 na página 23 do livro do Sebastião Souza, CDU: como entender...
-
[...] são baseadas na divisão do conhecimento em cinco categorias fundamentais - gênero, espécie, matéria, espaço e tempo -
Aqui, eles tentam confundir com a Classificação dos dois pontos de Ranganathan, que propõe exatamente isto.
Dewey dividiu o conhecimento com base em Bacon e posteriormente em Harris da seguinte forma:
Razão: filosofia, religião, ciências sociais, filogia, ciências puras, ciências aplicadas
Imaginação: belas artes, literatura.
Memória: geografia, biografia, história.
Alternativa E.
-
a) Na verdade, essa assertiva não está incompleta, mas sim incorreta, Dewey se baseou nas classes memória, imaginação e razão de Francis Bacon. Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo são as categorias de Ranganathan. INCORRETA.
b) A divisão de Bacon envolve memória, imaginação e razão. INCORRETA.
c) O sistema decimal realmente permite divisão hierárquica entre as classes, mas a assertiva está incorreta porque as classes de Bacon não são as designadas no enunciado. INCORRETA.
d) A CDD é o sistema mais utilizado no mundo, e algumas inconsistências verificadas podem ser revistas em edições posteriores. Além disso, a assertiva está incorreta porque determina as classes de Bacon de maneira errônea. INCORRETA.
e) Vimos na teoria que Dewey dividiu suas classes baseadas na divisão do conhecimento em três grandes grupos: memória, imaginação e razão, que eram de autoria de Francis Bacon. CORRETA.
Gabarito: E
-
Complementando Joailson e Adriana...
Francis Bacon (1521-1626), idealizou uma classificação das ciências, baseada nas faculdades humanas da MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO e RAZÃO que, invertidas, foram utilizadas por Melvin Dewey para compor sua classificação bibliográfica (SOUZA, 2004, p. 13).