SóProvas


ID
2552119
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

João Paulo é contratado por uma rede de supermercados para um importante cargo de chefia. Dentre as principais tarefas a ele atribuídas por seu chefe, está a de desenvolver ações nos processos primários da organização.


Nesse sentido, caso decida seguir as ordens de seu chefe, João Paulo estará realizando ações relacionadas com

Alternativas
Comentários
  • Questão relacionada à Administração Geral.

     

    Gabarito: Letra E. Única alternativa relacionada às atividades primárias em uma organização.

     

    Segundo Michael Porter, as atividades de uma organização são divididas em primárias e secundárias. As primeiras estão relacionadas aos processos que são desenhados para os clientes (tais como vendas, pós-vendas, logística interna e externa, etc) e as últimas estão voltadas ao apoio e suporte das atividades primárias e se desenham para a própria organização (sistema de TI, gestão de RH, politica de remuneração do pessoal, controle de estoques e etc). Atividades secundárias não são "vistas" pelos clientes.

     

    Fonte: http://www.gestaoporprocessos.com.br/o-modelo-de-cadeia-de-valor-de-michael-porter/

  • Primárias -> clientes

  • Processo primário é o que gera realmente valor para o cliente, ou seja, representa a atividade essencial da organização.

  • Pensei Assim:

    Processos Primários = Processos Principais

    Os processos que são a função básica da empresa, pra que aquela empresa foi criada.

    Exemplo: Mc Donalds vende lanches, vender lanches é o processo principal, como processo de apoio teríamos controlar o estoque.

  • 25_05_2019 errei

    Gab e

  • Gab: E

    De acordo com BPM CBOK, o processo primário é tipicamente inter-funcional ponta a ponta que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Esses processos constroem a percepção de valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço.

    De acordo com Michael Porter, adota a visão "de dentro para fora" (inside out) da organização, ou seja, é o único processo que tem interação com o meio externo. São processos primários: logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas, e serviços pós-venda.

  • Alternativa "E" é a única que se relaciona com o Cliente, portanto, processo primário.

    Processos secundários são as atividades de suporte ao primário.

    @daniel.almeidaofc

    Administração para Concursos

  • Processos primários são aqueles que criam valor diretamente para o cliente. Fazendo uma relação com o modelo denominado Cadeia de Valor, as atividades que criam valor estão relacionadas às áreas de Marketing e Vendas, Operações, Logística (interna e externa) e Serviço.

    Vamos relembrar o modelo:

    Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Enquadra-se dentro da infraestrutura da empresa (atividade de apoio).

    Alternativa B. Errado. O controle de estoque é uma atividade que fica no limbo: entre atividade de apoio e atividade primária. O controle de estoques não se enquadra diretamente como operações (produção), nem logística interna (transporte de matéria-prima), porém se relaciona um pouco com a atividade de logística externa (movimentação dos produtos até o cliente). Na falta de uma alternativa melhor, poderíamos considerar como válida a alternativa “B”.

    Alternativa C. Errado. Gestão de Recursos Humanos é uma atividade de apoio.

    Alternativa D. Errado. Auditoria é uma atividade de apoio à gestão da empresa. Não cria valor diretamente para o cliente.

    Alternativa E. Correto. A atividade de pós-venda cria valor diretamente para o cliente. Enquadra-se dentro da atividade primária denominada de “serviço” dentro da Cadeia de Valor.

    Gabarito: E

  • Tipos de Processos

    Existem três tipos de processos empresariais: os processos de negócios (ou de clientes), os processos organizacionais e os processos gerenciais.

    Processos de negócio: Caraterizam a atuação da empresa, resultando em produtos e serviços. ex: montagem do automóvel, no caso da Fiat

    processos organizacionais: viabilizam o funcionamento de vários subsistemas da empresa, não são visíveis para os clientes. ex: contas a pagar, processos dos recursos humanos.

     processos gerenciais: incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócios. ex: avaliação do desempenho, avaliação de satisfação do cliente.

    processos primários x processos de suporte

    Processos primários são os processos de negócio, pois são os que “entregam” valor para os clientes.

    Processos de suporte São relacionados aos processos organizacionais e aos gerenciais. Assim sendo, esses processos servem de base para o funcionamento dos processos principais.

    RODRIGO RENNÓ

  • A alternativa E é a única que leva em consideração o cliente. As outras opções falam de controles internos da organização como, controle de estoque, RH, etc.

  • ESTOQUE : suporte (secundário)

    PÓS-VENDA: faz parte do cilco venda e pós-venda (promário)

  • Quanto ao nível de processo (NE.G.O)

    - Processo de Negócio: São aqueles mais centrais para que a organização cumpra sua missão e atenda aos seus clientes. Que geram os produtos e serviços desejados pelos clientes.

    - Processos Gerenciais: São os processos que facilitam a tomada de decisão gerencial.

    - Processos Organizacionais: São aqueles que não são visíveis para os clientes externos, mas são vitais para que a organização funcione. Integram os sistemas e setores da organização.

    • Segundo Michael Porter, as atividades de uma organização são divididas em:

    - Primárias: Estão relacionadas aos processos que são desenhados para os clientes (tais como vendas, pós-vendas, logística interna e externa, etc)

    - Secundárias: Estão voltadas ao apoio e suporte das atividades primárias e se desenham para a própria organização (sistema de TI, gestão de RH, politica de remuneração do pessoal, controle de estoques e etc). Atividades secundárias não são "vistas" pelos clientes.