SóProvas


ID
2552173
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Correlacione as tipologias listadas a seguir aos seus respectivos conceitos.


1. Consistem na distribuição de recursos a determinados segmentos da sociedade ou a regiões especificas e, em geral, demandam controle social por meio de conselhos ou de outras formas de participação popular. Não implica em custos diretos (ou diretamente percebidos) para a parcela da sociedade não beneficiada.

2. Destinam-se à definição das “regras do jogo” político, em termos de estrutura e modo de acesso ao poder, bem como as formas de negociação política.

3. Tem o intuito de redistribuir renda e direitos, por meio do deslocamento de recursos das camadas mais privilegiadas financeiramente para as menos (ou economicamente ativas para inativas). Impõem perdas concretas para determinados grupos sociais e ganhos incertos para outros.

4. Normatizam o funcionamento de serviços públicos ou a oferta de recursos públicos. São concretizadas por meio de decretos, portarias, ordens e proibições. As normas produzidas podem tratar a comunidade de forma isonômica ou, por vezes, atender a interesses mais restritos.


( ) Políticas Distributivas

( ) Políticas Redistributivas

( ) Políticas Constitutivas

( ) Políticas Regulatórias


Assinale a opção que mostra corretamente a correlação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Políticas distributivas → consistem na distribuição de recursos a determinados segmentos da sociedade ou a regiões específicas e, em geral, demandam de controle social por meio de conselhos ou de outras formas de participação popular. Não implica custos diretos (ou diretamente percebidos) à parcela da sociedade não beneficiada. O grau de conflito na arena inerente às políticas distributivas é baixo, tendo em vista que usualmente beneficiam um grande número de destinatários, emescala relativamente pequena. Proporcionam, ainda, relações de clientelismo e de troca de favores. Ex.: políticas de assistência em casos de emergências (enchentes, chuvas), oferta de remédios pela rede pública etc.

    Políticas redistributivas → têm o intuito de redistribuírem renda e direitos, por meio do deslocamento de recursos das camadas mais privilegiadas financeiramente para as menos (ou economicamente ativas para as inativas). Impõem perdas concretas para determinados grupos sociais e ganhos incertos para outros. Tendo em vista que envolve o deslocamento consciente de recursos entre camadas sociais e grupos da comunidade, a arena típica das políticas redistributivas é repleta de conflitos. Ex.: reforma agrária, isenção ou diminuição de impostos para camadas sociais menos abastadas, Bolsa-Família etc.

    Políticas regulatórias → voltam-se à normatização para o funcionamento de serviços públicos ou para a oferta de recursos públicos. São concretizadas por meio de decretos, portarias, ordens e proibições. As normas produzidas podem tratar a comunidade de forma isonômica ou, por vezes, atender interesses mais restritos. Ex.: políticas de uso do solo, plano diretor urbano, reforma tributária, além da regulamentação de atividades econômicas, tais como telecomunicações, aviação civil, distribuição energética etc.

    Políticas constitutivas (ou estruturadoras) → destinam-se à definição das “regras do jogo” político, em termos de estrutura e modo de acesso ao poder, bem como as formas de negociação política. Ex.: reforma política, definição de sistema de governo, definição do sistema eleitoral etc.

  • Gabarito: Letra B

  • Políticas Públicas:

    * Constitutiva - informações que buscam constituir base para ações na solução do problema

    * Distributiva - legislação específica / incentivos

                           ex.: distribuição de medicamentos para hipertensos, diabéticos, asmáticos etc.

    * Redistributiva - alterar a concentraçao de recursos

                            ex.: Bolsa Família (Robin Hood - tirar dos nobres e dar aos pobres)

    * Regulatória - estabelece padrão de comportamento para preservar o interesse público

                           

     

     

  • 1. “distribuição de recursos a determinados segmentos da sociedade ou a regiões especificas”- política distributiva.

    2. “definição das “regras do jogo” político” – política constitutiva

    3. “deslocamento de recursos das camadas mais privilegiadas financeiramente para as menos” – política redistributiva.

    4. “São concretizadas por meio de decretos, portarias, ordens e proibições” – política regulatória.

    Gabarito: B

  • Política redistributiva - Um grupo paga, outro sai ganhando.

    No presente caso, a reforma agrária (redistribuição de terras). Tira do rico, dá ao pobre.

    .