SóProvas


ID
2552182
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Avaliar uma política pública pressupõe que exista definição prévia de critérios e padrões, monitorados por intermédio de indicadores.

Em relação ao momento em que se realiza a avaliação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) ex ante – realizada com o intuito de verificar a viabilidade do programa ou projeto e ocorre em momento anterior ao início do mesmo.

( ) ex post – destina-se a investigar em que medida o programa ou projeto atingiu os resultados esperados por seus formuladores

( ) ex tunc – julga se o programa ou projeto deve continuar ou não.

Alternativas
Comentários
  • ex ante – realizada com o intuito de verificar a viabilidade do programa ou projeto e ocorre em momento anterior ao início do mesmo.

    ex post – destina-se a investigar em que medida o programa ou projeto atingiu os resultados esperados por seus formuladores

    ex tunc - expressão de origem latina que significa "desde então", "desde a época". Assim, no meio jurídico, quando dizemos que algo tem efeito "ex tunc", significa que seus efeitos são retroativos à época da origem dos fatos a ele relacionados

     

  • A questão trata da avaliação, ou seja, do controle.

    Existem três tipos de controle, sendo eles:

    Controle ex ante ou preventivo -> Controle Simultâneo -> Controle ex post ou posterior.

     

    Controle preventivo ou EX ANTE: Ocorre ANTES.

    Controle simultâneo: Ocorre DURANTE.

    Controle posterior ou EX POST: Ocorre DEPOIS. É POSTERIOR

  • kkkkk ex-tunc ai no meio foi mto zoado

  • Importante questão

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Avaliação ex-ante: é a avaliação que ocorre antes da implementação do projeto; terá como objetivo analisar a relevância, a coerência, como também a viabilidade do projeto. 

    Avaliação ex-post: trata-se da avaliação realizada ao final do projeto; sua finalidade é levantar e avaliar os efeitos e impactos do projeto; também verificará a efetividade e eficiência do mesmo. 

    FONTE: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

  • Eu ri tanto do ex tunc no meio vey

  • A FGV tem o estereótipo de ser a banca com as questões de português mais bem elaboradas e difíceis. Daí o examinador "taca" um mesmo como pronome pessoal. :)

  • ex tunc é bater na testa e nada tem a ver com políticas públicas, senão com atos adminitrativos do direito administrativo