Atributos básicos dos grupos
Status
É uma das características que levam as pessoas a desenvolver uma identidade social, base da formação de um grupo. Entretanto, além do status do grupo em questão, existe o status individual da pessoa no grupo. De acordo com Bowditch e Buono (2011), este status pode vir tanto da posição formal da pessoa no grupo quanto de suas qualidades individuais. Grupos são formados por pessoas de diferentes status, e esta noção de status envolve uma comparação social.
Papéis
Bowditch e Buono (2011) referem-se a papel como um comportamento esperado de um indivíduo ou de um grupo em uma determinada situação.De uma forma simplificada é o que se espera de como as pessoas “devem se comportar”. Muitas vezes não existem regras formais que estabeleçam o papel que cabe a cada um, mas mesmo que não existam essas regras, tendemos a ter uma expectativa do que deve ser feito e como deve ser feito. Quando esta expectativa é frustrada, podemos ter o conflito de papéis (quando desempenhamos um papel diferente daquele que é esperado) ou ambiguidade de papéis (quando não temos certeza de como nos devemos nos comportar em determinada situação). As pesquisas demonstram que as duas situações (conflito e ambiguidade) estão relacionadas ao baixo nível de satisfação com o trabalho.
Normas
Normas explícitas são aquelas formalizadas e escritas, e que todos os membros do grupo aceitam como regra básica para pertencer a um grupo. Entretanto existem regras implícitas, que podem se tornar tão fortes quanto as regras explícitas.
Coesão
Na visão de Bowditvh e Buono (2011), a coesão representa o grau em que os membros do grupo tem desejo de permanecer no grupo. Representa também a força dos compromissos individuais para com o grupo e suas metas. Assim, um grupo é considerado coeso quando seus membros refletem sensações de intimidade, por meio de opiniões, atitudes, desempenho e comportamentos semelhantes
Pensamento Grupal
Também conhecido pelo termo “Groupthink”, é uma forma perigosa de coesão do grupo. Quando um grupo torna-se coeso demais, este padrão de comportamento leva à diminuição da capacidade de tomadas de decisão. Os membros do grupo tomam decisões que ignoram considerações relevantes, por se acharem acima do bem e do mal.
BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Elementos do comportamento organizacional. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Gabarito: Letra C