• O planejamento estratégico
É de responsabilidade dos níveis mais altos da hierarquia organizacional e se caracteriza pela definição da metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida. Através do planejamento a empresa procura:
- Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes;
- Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos;
- Conhecer e usufruir as oportunidades externas;
- Conhecer e evitar ameaças externas;
- Ter um efetivo plano de trabalho.
• O planejamento tático
Objetiva otimizar determinadas áreas e não a empresa como um todo e é desenvolvido em níveis hierárquicos inferiores.
• O planejamento operacional
Refere-se ao conjunto de partes homogêneas do planejamento tático e deve conter detalhadamente:
- Os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação;
- Os procedimentos básicos a serem adotados;
- Os produtos ou resultados finais esperados;
- Os prazos estabelecidos;
- Os responsáveis por sua execução e implantação.
São três tipos de planejamento, o maior deles é o estratégico, ou seja, aquele planejamento realizados nos planos mais altos da hierarquia funcional, ele vai reconhecer seus pontos fortes e pontos fracos, aonde deve e não deve melhorar, evitar ameaças internas e externas e ao mesmo tempo buscar oportunidades/soluções e proteção para ter um bom plano de trabalho.
Posteriormente, vem o que vou denominar como planejamento médio - o planejamento tático, esse vai atuar nos níveis inferiores da empresa, em determinadas áreas especificas, com foco único em setores menores da empresa, não na empresa em geral.
Por fim vem o planejamento operacional, esse é parte integrante do planejamento tático, mas em partes diferentes e especificas. Ele vai atuar em 5 áreas, como: nos recursos para seu desenvolvimento e implantação; procedimentos básicos a serem adotados; os produtos ou resultados finais esperados; os prazos estabelecidos para serem cumpridos e por fim ele decide os responsáveis pela sua implementação e execução.