SóProvas


ID
2553808
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Administração Científica, analise as afirmativas abaixo:


I. Tem como seu principal expoente Frederick Taylor.

II. Entendia a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho como um aspecto negativo para as empresas.

III. Concebe o homem como um ser social que age a partir do que é estabelecido nos grupos formais.

IV. A ideia de produção-padrão adotada demanda o estudo dos movimentos necessários para se executar uma tarefa de produção.

V. Tem como base o reconhecimento das relações estabelecidas nos grupos informais.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a Administração Científica Taylor:
     

    Principais caractéristicas:

    -Aumento da produtividade

    -Tarefas Simples

    -Recompesas Financeiras

    -Foco no Processo (CHÃO DA FABRICA) OPERAOCIONAL

    -Criou Fama por Henrri Ford o qual colocou a terioa em pratica.

     

    Assim temos:

    Tem como seu principal expoente Frederick Taylor.

    .A ideia de produção-padrão adotada demanda o estudo dos movimentos necessários para se executar uma tarefa de produção.

     

     

  • I. Tem como seu principal expoente Frederick Taylor. Administração Científica

    II. Entendia a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho como um aspecto negativo para as empresas. Teoria Burocrática

    III. Concebe o homem como um ser social que age a partir do que é estabelecido nos grupos formais. Teoria Humanística

    IV. A ideia de produção-padrão adotada demanda o estudo dos movimentos necessários para se executar uma tarefa de produção. Administração Científica

    V. Tem como base o reconhecimento das relações estabelecidas nos grupos informais. Teoria Humanística

  • Breve comentário sobre o item II

     

    II. Entendia a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho como um aspecto negativo para as empresas.



    No meu humilde entendimento sobre o assunto, achei que essa também estivesse correta, sendo que na Adm Científica foi criado o estudo de tempos e movimentos, onde os gerentes junto aos trabalhadores elaboravam técnicas mais eficientes e depois as padronizavam, evitando assim tarefas desnecessárias por parte dos empregados, ainda sim ajudaria na economia de esforços e evitaria uma rápida fadiga humana.

  • Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.

    Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

    Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida. Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

    Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível. Objetivava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal; Divisão do trabalho e especialização do operário; Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões; 

    Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes; Incentivos salariais e prêmios por produtividade; Condições de trabalho: o conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade;

    Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos;

    Supervisão funcional: os operários são supervisionados por vários supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada; Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais. A empresa era vista como um sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências externas. O sistema fechado é mecânico, previsível e determinístico. Porém, a empresa é um sistema que movimenta-se conforme as condições internas e externas, portanto, um sistema aberto e dialético

  • Lucas, também vejo a alternativa II como CORRETA =  Está apenas reescrita de outra FORMA.

  • Gabarito B

    A alternativa II não está incorreta. A falta de padronização dos processos de trabalho era de fato apontada por Taylor como um dos males das empresas de sua época, inclusive ele deu enorme atenção a isso.

    A alternativa utiliza praticamente as mesmas palavras do livro do Chiavenato e a banca deu como errada.

    "Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males:

    1. Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção acerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. (...)

    2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

    3. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho."

    Introdução à teoria geral da administração /Idalberto Chiavenato. – 4. ed. compacta. – Barueri, SP : Manole, 2014.

    Trecho extraído da página 45.

    Como a III e a V não tem nada a ver com o que Taylor preconizava, é possível acertar a questão por eliminação, porém acredito que, a época da aplicação da prova, caberia recurso.

  • Reescrevendo o item II para que fique errado mesmo:

    II. Entendia a falta de uniformidade das técnicas e os métodos de trabalho como aspectos negativos para as empresas.

    Assim, os métodos de trabalhos são aspectos positivos e não negativos.