-
GABARITO: B
Marquei a "C", mas mesmo assim não vi erro em nenhuma.
Até agora ninguém acertou. 100% de ERRO.
Essa matéria é uma desgraça. Adm. Geral tb.
Se alguém puder explicar, agradeço.
-
QUAL O ERRO DA LETRA "B"? JÁ QUE A QUESTÃO PEDE A "INCORRETA".
-
GABARITO: B,
Marquei a B por apenas um motivo a cultura da organização é sim relevante para o recrutamento, entretanto, não exerce influência no nivel de formação do candidato ou na experiência, ou seja, acho que o erro foi traçar essa correlação.
-
Acredito que o erro do item B está relacionado ao termo: " os elementos ... são relevantes", visto que estamos tratando de recrutamento e nessa fase o candidato não conhece da cultura organizacional da empresa, logo nesse momento a cultura organizacional não é relevante. Ela consiste em um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização e se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros da empresa. O candidato ainda não é um membro.
-
Creio que "Os elementos da cultura organizacional são relevantes nessa prática, em particular, a formação e a experiência profissional do candidato à vaga" esteja errada uma vez que a bagagem que o potencial candidato carrega de experiência prévias em outros empregos no tocante a cultura organizacional não deve ser levada em conta (ao menos nesse momento de recrutamento). Isso porque se ele trabalhou no Banco do Brasil e internalizou os elementos da cultura daquela organização, para a captação de talentos isso não fará diferença, uma vez que deverão os entrantes se habituar com os novos elementos da cultura aos quais serão expostos via novo emprego.
Logo, a letra b está errada.
-
Complementando o comentário do colega Micael Luiz , com um exemplo :
- Para quem teve oportunidade de assistir o seriado Suits, pôde observar que a empresa de advocacia tinha uma cultura antiga de contratar apenas alunos de Harvard .. Uma das personagens (Rachel), que já trabalhava há 5 anos como assessora juridica, não passou no vestibular de Harvard, porém com uma oportunidade que surgiu, ela fez com que a socia da empresa assinasse um documento de que ela seria contratada quando terminassem os estudos de Direito, mesmo estudando em outra faculdade.
Trazendo a alternativa:
b) Os elementos da cultura organizacional são relevantes nessa prática( CERTO - No exemplo que dei, a empresa só contratava alunos que estudaram na Universidade de Harvard), em particular, a formação e a experiência profissional do candidato à vaga (ERRADO - Não são relevantes, pois mesmo sem estudar em Harvard, Rachel conseguiu trabalhar como advogada .. então a formação dela não foi tão relevante).
Ou seja, toda regra tem sua exceção
Obs: Para quem não assistiu o seriado, recomendo :)
-
Galera o item "b" está falando que a FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DO CANDIDATO é, em particular, ELEMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL relevante na prática do recrutamento.
No entanto a FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL NÃO são elementos da cultura organizacional (esse é o erro do item "b").
---------------------------------------------------------------------------
São elementos da cultura organizacional
• Valores
• Crenças
• Ritos
• Estórias e mitos
• Tabus
• Normas
• Comunicação
-
O erro da B é que a formação profissional do candidato não é um elemento da Cultura da empresa. Formação profissional faz parte da análise cargos.
No entanto, não entendi essa letra D, empresa em redução de atividades?
-
Vamos indicar para comentário!
Também não entendi...
-
Fiquei entre B e C, mas fui de B. De fato, experiência profissional e formação não são elementos da cultura organizacional. Contudo, Chiavenato (2010) diz que: "Os detalhes envolvidos no documento dependem do grau de sofisticação existente na área de recursos humanos: quanto maior a sofisticação, menores são os detalhes que o responsável pelo órgão emitente deverá preencher no documento." Portanto, não entendo como essas informações possam ser indispensáveis, visto que, a depender da sofisticação existente na área de recursos humanos, o preenchimento torna-se dispensável, tendo em vista que as informações são serão previamente conhecidas pelo RH. Para mim, questão anulável.
-
A formação e a experiência do candidato não fazem parte, ainda, da cultura. Só farão, caso ele seja contratado.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
"Elementos da cultura" foi o que pra mim matou a questão, de fato elas são essenciais, porém, não tão assim quantos os outros itens.