SóProvas


ID
2553994
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos direitos de crianças e de adolescentes hospitalizados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não achei a resposta no ECA

  • Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente. (esse não vale mais)

    Art. 12.  Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016) (nova redação do artigo)

  • O CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

     

    IV - Direito a ser acompanhado por sua mãe, pai ou responsável, durante todo o período de sua hospitalização, bem como receber visitas.

    VIII- Direito a ter conhecimento adequado de sua enfermidade, dos cuidados terapêuticos e diagnósticos a serem utilizados, do prognóstico, respeitando sua fase cognitiva, além de receber amparo psicológico, quando se fizer necessário.

  • A questão E não está correta pois afima que:

    Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão obrigatoriamente, em todos os níveis de atendimento, proporcionar condições [...]

    MAS o correto seria:

    Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão [...]

    Ex: Durante procedimentos cirúrgicos os pais não entram na sala de cirurgia. Então não configura todos os níveis de atenção.

  • O erro da alternativa A é dizer que as crianças devem obrigatoriamente serem acompanhadas, porque na verdade a resolução traz que é um DIREITO, e não uma obrigatoriedade.

    "Direito a ser acompanhado por sua mãe, pai ou responsável, durante todo o período de sua hospitalização, bem como receber visitas."