SóProvas


ID
2554354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há cerca de quatro milhões de anos, um ramo dos primatas que viviam em árvores começou a experimentar um novo meio de vida, aventurando-se em extensas pradarias, onde alguns passaram, então, a dominar a arte de caminhar sobre duas patas. Seus cérebros se avolumaram com a experiência de usar as mãos, agora livres para produzir ferramentas que os ajudassem a sobreviver nas condições mais hostis causadas pela mudança climática. Chimpanzés de duas patas evoluíram rapidamente em criaturas como você e eu ― primatas que aprenderam a conversar, cantar, acender fogueiras e até a desenhar.

Christopher Lloyd. O que aconteceu na história? A história do

planeta, da vida e das civilizações, do Big Bang até hoje. Rio de

Janeiro: Intrínseca, 2011, p. 81 (com adaptações).


Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • A situação dos grupos humanos foi radicalmente alterada, com o fim da ultima glaciação. As mudanças climáticas e físicas do planeta proporcionaram o surgimento de vales férteis e de imensos rios em regioões anteriormente áridas. Com isso, os homens se fixaram à terra, iniciando as primeiras práticas agriculas e a domesticação de animais.

  • As migrações começaram a ocorrer pois os grupos humanos estavam a procura de comida, melhores condições de sobrevivência (Clima mais propicio a cultivo de agricultura e animais) já que o planeta passava por um periodo de declinio da temperatura mundial.

  • Foi após a última glaciação, por volta de 10000 anos a.C. que as alterações do clima foram dando maior espaço para o desenvolvimento da técnica agrícola. 

  • Gabarito: A

    O desenvolvimento da agricultura

    "Conhecido como Neolítico ou Nova Idade da Pedra, nesse período, iniciado por volta de 8000 a.C., diversos grupos humanos passaram a polir a pedra.Os instrumentos assim obtidos eram muito mais eficazes do que os de pedra lascada.

    Por essa época, a temperatura aumentou e o gelo recuou. Grupos nômades de caçadores-coletores passaram a fixar-se nas margens dos rios, onde construíam suas habitações, pescavam caçavam e coletavam frutas, raízes e cereais. Tudo isso contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com a manipulação de certas plantas silvestres e o plantio de trigo, cevada e aveia.

    Pouco a pouco, as atividades foram se especializando. Grupos humanos passaram a domesticar animais. Surgiram o pastoreio e o artesanato. Formaram-se as primeiras povoações. Ao lado da agricultura e do pastoreio, a caça, a pesca e a coleta continuaram a desempenhar importante papel na vida das comunidades que surgiam.

    Para armazenar cereais, as pessoas começaram a fazer potes de barro, dando origem à cerâmica.Passaram também a fabricar os primeiros tecidos de lã e linho, em substituição às peles de animais com que antes cobriam o corpo. Mais tarde, apareceram os primeiros trabalhos feitos de metais poucos duros, como o cobre. A organização social baseava-se nos laços de sangue e nos costumes; e a economia, na exploração direta da natureza. Não havia propriedade privada: o solo pertencia a todos."

    Fonte: ARRUDA; PILETTI. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2009. p.11.

     

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

  • GABARITO: A

    O fim da era glacial coincide, na periodização tradicional da Pré-história, com o início do Neolítico, caracterizado pela introdução de mudanças técnicas importantes, entre elas a fabricação de utensílios de pedra polida.