SóProvas


ID
2554375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Naquele dia santíssimo da Natividade do Senhor [de 800], quando o rei se ergueu depois de orar na missa em frente ao túmulo do bem-aventurado Pedro apóstolo, o Papa Leão III colocou-lhe uma coroa na cabeça e todo o povo dos romanos o aclamou: “Vida e vitória para Carlos Augusto, coroado por Deus, grande e pacífico imperador dos romanos!”. E depois desse louvor, foi adorado pelo apostólico à maneira dos antigos príncipes e, posta de parte a denominação de patrício, foi chamado imperador e augusto.

Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000, p.70-1 (com adaptações).


O texto apresentado narra a coroação de Carlos Magno como imperador de Roma, fato que representa o ápice do poder carolíngio. Acerca do governo de Carlos Magno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA c) O governo carolíngio apoiou-se na distribuição de terras e de poderes políticos a nobres, unidos ao imperador por laços de fidelidade, o que fortaleceu a vassalagem, que passou a ser a base da política medieval. 

    A- errada porque foi Carlos Martel quem barrou o avanço Islâmico na Batalha de Poiters no Sul da França.

    B- Carlos Magno anexou territórios Germânicos como a Bavária, mas após sua morte seu império de dissolveu, e não foi DURADOURO.

    C- Constantinopla não impediu as invasões bárbaras.

    E- oratores, bellatores são do período Romano.

  • O império de Carlos Magno deu as bases para o feudalismo que durou em torno de 300 anos até o início de sua decadência com o surgimento das cruzadas e posteriormente o renascimento comercial e cultural.

    O período medieval tem como principal característica política uma monarquia descentralizada porque era justamente um Rei que tinha sob sua fidelidade diversos senhores feudais (nobres) espalhados em torno de todo o território do Reino. Esse tipo de estrutura começou a partir do império Carolíngio.

    Gab C

  • Os vassalos recebiam as terras em doações, pelos Suseranos. Com isso, aqueles deviam fidelidade e prestavam-lhes serviços, sobretudo militares.

    Gab. ALTERNATIVA C.