-
Gab: E
A implantação do programa norte-americano Aliança para o Progresso, idealizado pelo presidente John Kennedy, era a prova disso. A América Latina, mergulhada em problemas sociais crônicos, como altas taxas de desemprego, e com ampla dívida externa, deveria respirar ares de desenvolvimento a partir de um projeto alinhado com a grande potência capitalista.
A Crise dos Mísseis ocorreu na Guerra Fria. Enquanto EUA detinha instalação de ogivas na Itália e na Turquia, a Rússia resolveu faze-lo em Cuba. Após um período de negociações, as ogivas dos dois países foram retiradas.
-
Danielle Feitosa, porém essa política externa não se refere à Doutrina Truman, que se deu com a cortina de ferro bem antes da Revolução Cubana e a Crise dos Mísseis?
-
Felipe. É interessantefrisar que o Brasil em governos anteriores chegou a barganhar o apoio financeiro dos EUA, o que não ocorreu. O governo JK chegou a ter como argumento que o desenvolvimento econômico reduziria a ameaça comunista na América Latina.
Os EUA não compraram a ideia.
O Plano Marshall e o Plano Colombo se referem a esforços relativos à Europa e Ásia. Então a crise dos mísseis é realmente quando os EUA passam a combater abertamente o comunismo na América Latina.
-
durante a guerra fria os eua apoio as ditaduras na america latina para nao se tornarem socialista, eles apoiavam emprestando dinheiro, caso q aconteceu muito na ditadura M do brasil
-
Alguém poderia me dizer qual é o erro da leta B?
-
a) As ditaduras não conseguiram anular as oposições. Prova disso é que no Brasil, por exemplo, as oposições continuaram a atuar durante todo o período ditatorial. ITEM INCORRETO.
b) Os países da América Latina, de forma geral, não são marcados pela tradição democrática. ITEM INCORRETO.
c) As ditaduras não foram pontuais nem de curta duração. No Brasil, por exemplo, durou aproximadamente duas décadas. ITEM INCORRETO.
d) A década de 1980 é comumente chamada de década perdida na economia. ITEM INCORRETO.
e) ITEM CORRETO.
Resposta: E