-
Gabarito: E
A Balaiada foi uma luta popular que se sucedeu na província do Maranhão durante os anos de 1838 e 1841. A revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos. O nome dessa luta popular provém dos "balaios", nome dos cestos fabricados na região.
As principais causas da Balaiada estão ligadas à pobreza da população da província maranhense, bem como sua insatisfação diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região.
Estes lutavam pela hegemonia política e não se importavam com a miséria da população, a qual ainda sofria com as injustiças e abuso de poder pelas autoridades.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/balaiada/
-
O erro da B: Os primeiro indícios da revolta ecoaram de um lugarejo chamado Manga do Iguará, também conhecido simplesmente Manga, na região do Maranhão oriental.
-
História da Balaiada, resumo revoltas populares no século XIX, conflitos no Maranhão, a vida dos balaios
Fabricantes de Balaios (século XIX)
O que foi:
- Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.
Motivos do conflito:
- Grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos.
Como começou e os fatos mais importantes:
- No mês de dezembro de 1838 o líder do movimento, Raimundo Gomes, invadiu a prisão de Vila Manga para libertar seu irmão. Acabou aproveitando a situação e libertando todos outros presos.
- Em 1839 os balaios (como eram chamados os revoltosos), fizeram algumas conquistas como, por exemplo, a Vila de Caxias. Conseguiram também organizar uma Junta Provisória.
- O governo maranhense organizou suas forças militares, inclusive com apoio de militares de outras províncias, e passou a combater fortemente os balaios. Com a participação de muitos escravos fugitivos, prisioneiros e trabalhadores pobres da região, os balaios conseguiram obter algumas vitórias no início dos conflitos.
- O coronel Luís Alves Lima e Silva foi nomeado pelo Império como governador da província do Maranhão com o objetivo de pacificar a revolta. O Barão de Caxias, que mais tarde seria duque, foi eficiente em sua missão e reconquistou a Vila de Caxias.
O enfraquecimento do movimento e o fim da revolta
- Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se entregou as tropas oficiais.
- Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios. Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.
- Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.
- Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta.
-
A)Apesar de alguns êxitos no campo de batalha, a Balaiada não conseguiu ocupar qualquer cidade maranhense.
MENTIRA DA BANCA, OCUPOU CAXIAS.
B)Embora essa revolta tenha apresentado um sentido social, foi irrelevante o número de escravos fugidos que dela participou.
CAÔ, OS LIDERES DO MOVIMENTO INCITAVAM E ATÉ AJUDAVAM AS FUGAS E SUBLEVAÇÕES DE ESCRAVOS.
C)A Balaiada concentrou-se no norte do Maranhão, área dominada por grandes produtores de algodão.
REGIÃO CENTRO-NORTE. NO NORTE OCORREU A SETEMBRADA, ESPECIALMENTE NO GOLFÃO MARANHENSE.
D)O governo imperial, ocupado em debelar outros movimentos revoltosos, decidiu não enviar tropas para combater os balaios.
cAÔ, ENVIARAM MAS DE INÍCIO NÃO FOI ALGO EFETIVO
E)Iniciada a partir de várias disputas entre setores da elite local, a revolta em questão acabou adquirindo feições de levante popular.
POSITIVO, TEM-SE OS DOIS GRUPOS OS BEM TE VIS E OS BALAIOS (MOVIMENTO POPULAR). A BUSCA DAS ELITES LOCAIS EM MANTER SE EM CARGOS PÚBLICOS, POR SINAL ESTE É UM DOS MOTIVOS DA GUERRA DOS TRÊS BÊS.
-
A Balaiada (MA) foi uma das tantas revoltas regenciais que operaram a partir das disputas intraelites regionais com as medidas liberais e descentralizadoras da Regência. Progressivamente ganhou contornos populares e os revoltosos chegaram a ocupar a cidade de Caxias.
-
Para a questão bastaria saber que a Balaiada, inicialmente, se tratou de um conflito de interesses entre a elite local, os bem-te-vis (liberais) e os cabanos (conservadores). Assumiria seu caráter popular após a invasão e libertação de presos da prisão de Vila Magna, por Raimundo Gomes.