E - ERRADA
O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército.O que defendiam Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção.
O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças:
- Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis);
- Reforma no sistema educacional público do país;
- Mudança no sistema de voto aberto para secreto.
A)A Era Vargas, iniciada com a Revolução de 1930, abriu as portas do país à modernidade, o que se comprova pela introdução dos direitos políticos, civis e sociais que garantiram a prevalência do Estado democrático e de direito.
EM 1937, INICIA-SE O ESTADO NOVO, COM O DIP E DASP E TODO UM CONTROLE SIMILAR AOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPEUS.
B)A ruptura institucional de 1964 rompeu com a experiência liberal-democrática consagrada pela Constituição de 1946: as crises que se avolumaram nos primeiros anos da década — governos Jânio e Jango — prenunciavam a chegada de um regime autoritário que perduraria por cerca de duas décadas.
ASSERTIVA CORRETA, LEMBRANDO QUE, APÓS O REGIME VARGUISTA, ASSUME DUTRA, A CONSTITUIÇÃO DE 46 DE FATO TRAZ AO BRASIL A EXPERIÊNCIA LIBERAL-DEMOCRÁTICA, HAJA VISTA QUE, É NESSE PERÍODO QUE AS POLÍTICAS IDEOLOGICAS (CAPITALISMO X SOCIALISMO ATINGEM O BRASIL). APÓS DUTRA, TEREMOS, VARGAS E JK, ESTE ÚLTIMO, PROMOVEU A ESTABILIDADE POLÍTICA QUE DE FATO ESTAVA AUSENTE AO BRASIL, MESMO COM A QUEDA DE VARIOS INDICADORES ECONÔMICOS, POR CONTA DOS EMPRESTIMOS FINANCEIROS. JANGO E JÂNIO, E SUAS POLÍTICAS ORAS RELACIONADAS AO MOVIMENTO DE ESQUERDA, FAZEM A SOCIEDADE SE ALARMAR CONTRA O PERIGO VERMELHO. DECORRE DAÍ, JUNTAMENTE COM OS SETORES CONSERVADORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA O GOVERNO DITATORIAL CIVIL-MILITAR DE 1964.
C)As rebeliões do período regencial instauraram um contexto de guerra civil, o que representou uma contradição daquele momento de grande estabilidade política.
UM DOS GRANDES PROBLEMAS NO PERÍODO REGENCIAL ERA A INSTABILIDADE POLÍTICA. ESSE É UM DOS MOTIVOS, PARA O GOLPE DA MAIORIDADE (D. PEDRO ASSUME TENDO 14/15 ANOS)
D)A Lei Áurea, em 1888, fortaleceu a popularidade do Império e apaziguou o movimento Republicano, ao indicar que a proclamação da República seria consequência natural do ato da Princesa Isabel.
A LEI ÁUREA FOI UM DOS MOTIVOS QUE FAVORECEU A QUEDA DO IMPÉRIO. O REGIME REPÚBLICANO JÁ ESTAVA NO BRASIL DESDE OS FINAIS DE 1700, TAIS EXEMPLOS COMO, A CONJURAÇÃO MINEIRA QUE QUERIA IMPLANTAR UMA REPÚBLICA.
E) Os levantes tenentistas nos anos 1920 tinham por objetivo principal sustentar, pelas armas, o sistema político instaurado na República Velha, o que, na prática, significava a manutenção das estruturas oligárquicas do poder.
MUITO PELO CONTRÁRIO, O MOVIMENTO DOS 18 DOS FORTES, ERA JUSTAMENTE IMPEDIR A POSSE PRESIDENCIAL AMPARADA PELO REGIME DO CAFÉ COM LEITE. ESSE MESMO MOVIMENTO TENENTISTA É QUEM VAI APOIAR A REVOLUÇÃO DE 30 (GETÚLIO VARGAS), COM O INTENTO DE QUEBRAR ESSA POLÍTICA PREDOMINANTE NO PERÍODO DA REPÚBLICA VELHA.