SóProvas


ID
2555059
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).


Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a

Alternativas
Comentários
  • Hoje, o desenvolvimento tecnológico é a principal vertente de crescimento econômico e está associado aos tecnopolos, universidades e setores de pesquisa das empresas. Atividades essas que correspondem ao setor terciário. Nesse sentido, os países desenvolvidos perdem a indústria para onde a mão de obra é mais barata, porém não deixam de desenvolver a tecnologia e, por isso, não perdem a posição de centro de comando.

    Fonte:

    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017/primeiro-dia/diversidade-de-atividades-relacionadas-ao-setor-terciario-reforca-tendencia-mais-geral/?cor=azul

  • "Sem que estes,contudo,percam o comando da economia".Há ,de fato,uma desindustrialização, no entanto,a sede das industrias,sobretudo so setor terciário s encontra nos países desenvolvidos

  • A tendência é o fechamento das fábricas, pois o custo de mantê-las nos países desenvolvidos é muito alto.

    Assim, as fábricas passam a ser instaladas na Ásia, por uma série de incentivos como mão de obra barata, incentivos fiscais...

    Porém, mesmo que a fábrica do iphone seja enviada para a china, o domínio tecnológico se mantém nos EUA.

    Letra D

  • A redução da produção industrial em valores absolutos, fenômeno denominado desindustrialização dos países desenvolvidos se dá pela terceirização da produção ou transferência das unidades fabris para países que oferecem vantagens mais competitivas, contudo, o espaço da produção industrial foi substituído pelos centros tecnológicos criando uma nova divisão internacional do trabalho, onde a economia é controlada pelo Norte desenvolvido por meio do domínio tecnológico.

    LETRA D

  • Eu fiquei com dúvida ao ler a questão, mas se eu me atentasse à fonte, teria entendido melhor.

    "RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço."

    Espacialidade da economia, deter a tecnologia e terceirizar o terceiro setor, a produção em massa.